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Universidade Lusófona

Negócios Internacionais

Disciplina do Curso

Gestão Aeronáutica

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

135 | 60

Código

ULHT1656-14523

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Conteúdos programáticos (CP):
CP1: Novos desafios do mercado internacional: Industria 4.0 no setor aeronáutico;
CP2: Ambientes Internacionais de Negócio;
CP3: Principais organizações internacionais e associações internacionais do setor aeronáutico;
CP4: Sistemas financeiros e monetários internacionais;
CP5: Análise de países emergentes no setor da aeronáutica;
CP6: A multiculturalidade e a ética em ambiente de negócios internacionais;
CP7: Plano de internacionalização.

Objetivos

Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:
OA1: Compreender as tendências e dinâmicas do mercado internacional, face às novas tecnologias;
OA2: Compreender as principais complexidades da realização de negócios em mercados estrangeiros;
OA3: Analisar o ambiente de negócios de um mercado externo e identificar as oportunidades de negócios;
OA4: Criar os planos de ação orientados para maximizar as oportunidades e atingir os objetivos do negócio.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

De uma forma geral procura-se adquirir as competências necessárias à análise crítica e compreensão das tendências do mercado internacional face às novas tecnologias, assim como, as suas implicações no setor da aeronáutica. Neste contexto, o aluno desenvolve as seguintes competências específicas:
1. Desenvolver o pensamento crítico e a reflexão, para compreender o mercado internacional e a suas dinâmicas, nomeadamente, no setor da aeronáutica;
2. Obter informação, analisar e compreender as principais complexidades na realização de negócios em mercados estrangeiros;
3. Avaliar os múltiplos atores e fatores do ambiente externo e interno, referentes a uma organização do setor da aeronáutica e desenvolver o ¿sentido¿ da oportunidade do negócio;
4. Analisar o mercado externo e identificar as oportunidades de negócios;
5. Elaborar um plano de internacionalização.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teóricas e aulas práticas. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e os princípios essenciais da internacionalização de negócios.
Nas aulas práticas, promove-se o debate sobre estudos de caso e debates que ilustram a matéria abordada nas aulas teóricas. Analisa-se a realidade das organizações e o contexto internacional, assim como, a orientação dos trabalhos de grupo e individuais, que serão, posteriormente, apresentados e debatidos. São também apresentados exercícios para identificação e desenvolvimento de competências associadas à internacionalização do negócio.
A avaliação dos alunos é feita de acordo com o Regulamento de Avaliação da Universidade, constando de trabalhos individuais, apresentados nas aulas (60%) e um trabalho final em grupo (40%). Em alternativa à avaliação continua, poderá ser efetuado um Exame Final (100%).

Bibliografia principal

Bibliografia principal (1000 caracteres):
Cavusgil, S. T. et al (2008). International Business: Strategy, Management and the New Realities (1st ed.). Prentice Hall.

Daniels, John D., Radebaugh, Lee H. & Sullivan, Daniel P. (2011). International Business: Environments and Operations (13th ed.). Pearson Prentice Hall.

Derensky, H. (2008). International Management: Managing Across Borders and Culture (6th ed.). Prentice Hall.

Griffin, R, & Putsay, M. (2012). International Business (6th ed.). Perason Hall.

Outras Fontes:
Aicep, Portugal Global - http://www.portugalglobal.pt/PT/Paginas/Index.aspx
Harvard Business Review
The Economist
The Financial Times