Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Estratégia Empresarial

Curso

Gestão de Empresas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 60

Código

ULHT72-2580

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

-Gestão e planeamento. Princípios directores do pensamento estratégico.
-As análises: Contexto percebido, as mudanças, os factores críticos de sucesso e as competências internas. A análise S.W.O.T.
-Os conceitos de estratégia empresarial desde Harvard. Os novos conceitos como as estratégias emergentes e "ocean blue", e as novas perspectivas estratégicas como as "ressource based" e das "dynamic capabilities". A inerente vantagem competitiva alargada.
-O vocabulário da estratégia. Os movimentos de ataque e defesa Os climas de dúvida, dialético e agónico de algumas estratégias actuais.
.-A formulação da estratégia. As dimensões¿ corporate¿ : produtos/mercados, diversificação, integração vertical e internacionalização.
- As estratégias "business" de Porter As matrizes Mc Kinsey e BCG.
-A implementação da estratégia: vias possíveis, homens, estrutura e cultura.
-O Controlo estratégico.
-Caso prático: Formulação e implementação de uma estratégia numa organização.

Objetivos

- Providenciar a interiorização da reflexão estratégica.
- Os discentes devem ficar a conhecer como se constroi e implementa uma estratégia nas organizações

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

-Capacidade de interiorizar a reflexão estratégica.
- Conhecer o vocabulário da estratégia nas organizações.
- Dominar os instrumentos das várias análises estratégicas.
- Conhecer os mecanismos de gestão, finanças, mercados e recursos humanos necessários para construir e implementar uma estratégia nas organizações..

Metodologias de ensino e avaliação

- A metodologia assenta na exposição teórica acompanhada tanto da analise de textos práticos como da observação de boas práticas empresariais.

- A disciplina tem dois momentos de avaliação: observação continua dos alunos com dois testes e, em alternativa, exame final escrito.

Bibliografia principal

Freire, A (2004), "Estratégia", Lisboa, Editorial Verbo
Grant, R. (2008), "Contemporary strategy", Oxford, John Wiley and Sons
Teixeira, S. (2014), "Gestão Estratégica", Lisboa, Escolar Editora.
Site: www business-minds.com