Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Estratégias de Inovação e Internacionalização

Curso

Gestão de Empresas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 60

Código

ULHT72-11565

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O Mundo, a Economia e a Sociedade
2. A Gestão
3. A sócio - cultura
4. O papel da inovação
5. Ciclos Económicosas quatro revoluções industriais
6. Competitividade
7. Internacionalização
8. Economia 4.0 ¿ Economia Digital
9. Parcerias e a Economia da Partilha
10. Comunicação Empresarial

Objetivos

A cadeira de Estratégias de Inovação e Internacionalização, pretende, apresentar aos alunos a introdução e aprofundamento de conceitos como: Internacionalização; a sócio-cultura e a responsabilidade social, o empreendorismo; Ciência, Tecnologia e Sociedade; a noção de ¿valor¿; Economia Digital; Economia 4.0; Gestão estratégica, e Estratégia competitiva para a ¿criação de valor¿; a promoção e a evolução de alianças, de fusões e de parcerias estratégicas; Dinâmicas de negociação, assim como, as Políticas para a promoção da competitividade das pessoas, das empresas e dos países; Internet das Coisas e Economia da Partilha; a importância da comunicação empresarial.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A cadeira de Estratégias de Inovação e Internacionalização, pretende, apresentar aos alunos a introdução e aprofundamento de conceitos como: Empreendorismo, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Gestão estratégica, Estratégia competitiva, Alianças, fusões e parcerias estratégicas, Dinâmicas de negociação, Economia 4.0 assim como, as Políticas para a promoção da Competitividade.

Metodologias de ensino e avaliação

Método expositivo para apresentação dos conteúdos teóricos intercalados com exemplos de aplicação na prática empresarial, das matérias ministradas. 2 Testes de avaliação, cada um com um peso de 80% na avaliação final; trabalho individual c/ peso de 20% na avaliação final.

Bibliografia principal

Acemoglu, D e Robinson, J.A. (2013), Porque falham as Nações: as origens do poder prosperidade e da pobreza, Temas & Debates
¿ Bento, Victor, (2010), Nó Górdio, 2ª edição, Lisboa, Bnomics
¿ Carvalho, Rui Moreira, (2009), Parcerias, 3ª edição, Lisboa, Bnomics
¿ Carvalho, Rui Moreira (2010), Compreender + África, fundamentos para competir no mundo, Lisboa, 2ª edição,
Temas & Debates
¿ Carvalho, Rui Moreira (2014), A Força das Coisas ¿ Diário de um futuro lusófono, Bnomics, Lisboa
¿ Freire, Adriano, (2010), Estratégia, 12ª edição, Lisboa, Verbo
¿ Pereira, Paulo Trigo (2012), Portugal: dívida pública e défice democrático, Lisboa, FFMS Edicões