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Universidade Lusófona

Gestão de Recursos Humanos

Curso

Gestão de Empresas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

112 | 45

Código

ULHT72-523

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O valor estratégico dos RH nas Organizações - Noção de GRH - principais desafios à liderança em matéria de GRH. Papel da ¿Função¿ GRH nas organizações; Tipos de GRH Processos e políticas de GRH; A GERH - as competências nucleares dos colaboradores; os parceiros da GRH
2. Práticas de GRH - Planeamento de RH; Descrição e análise de funções; Desenho e qualificação das funções; Recrutamento e selecção de candidatos; contratação, Integração, socialização e desenvolvimento de colaboradores; Avaliação e gestão do desempenho; Gestão das compensações; Formação Profissional e gestão do conhecimento nas organizações; Gestão da carreira; Métricas e Scorecard de Recursos Humanos.
3. Instrumentos de Apoio à GRH- As aplicações informáticas em GRH (demonstrações).
4. Ética e GRH ¿ as boas práticas na Corporate Governance e Human Governance.

Objetivos

-Ajudar os alunos a adquirir uma visão estratégica da gestão de sistemas humanos.
- Dotar os alunos de conhecimentos que lhe permitem, mais tarde, contribuir para um melhor funcionamento das
organizações;
-Conduzir ao domínio dos instrumentos fundamentais que asseguram a gestão dos sistemas humanos capaz de responder aos desafios que hoje se colocam nessa área.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Compreensão da importância e papel do activo humano nas
organizações;
- Conhecimento técnico;
- Capacidade analitica;
- Capacidade de decisão;
-Capacidade de integração da função recursos humanos no conjunto das funções organizacionais;
- Conhecimento e utilização de técnicas de Recursos humanos para gerir as pessoas nas organizações de forma
mais produtiva;
- Adaptabilidade a diversos contextos organizacionais

Metodologias de ensino e avaliação

Apresentação de matérias. Análise, reflexão e discussão dos diferentes pontos do programa pelos alunos. Realização e discussão de casos práticos.
Tipos de avaliação:
1. Avaliação Contínua:
- participação nas aulas e assiduidade às mesmas(mínimo: 75%) + elaboração de portfólio + participação em projectos escolares do departamento = 20% da nota da avaliação contínua;
- 2 testes escritos com formato próprio a este tipo de avaliação (cada teste terá a ponderação de 30% da nota final) = 60% da nota da avaliação contínua;
- trabalho de grupo + Pesquisa em Bases de dados para efectuar recensão de artigos+ Analise de papers
= 20% da nota da avaliação contínua.
2. Avaliação Final:
- Não inclui qualquer elemento da avaliação contínua sendo a ponderação atribuída a seguinte: Exame escrito cujo teste terá com formato próprio a esta fase de avaliação (1ª época, 2ª época, época especial) = 100% da nota.

Bibliografia principal

1. Armstrong, M. (2012). Handbook of HRM: Pratice. NY.
2. Ceitil, Mário (2011). G.R.H.s para o Século XXI.Lisboa. Ed. Silabo
3. Gomes,J.F.; Pina e Cunha, M; Rego, A. (2008). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa. Ed.Silabo.
4. Knapik, J (2006) .Gestão de Pessoas e de Talentos. Curitiba. IBPEX.
5. Lopes, A. (2012). Fundamentos da Gestão de pessoas. Lisboa. Ed. Sílabo
6. Redman, T. and Wilkinson, A. (2009). Contemporary HRM: text and cases.NY.
7. Sousa, M.J. et al (2006). GRH- Métodos e Práticas. Lisboa . Lidel. ISBN 978-972-757-441-4
8. Vala, J. (Org) (2008). GRH: Contextos, Processos e Técnicas. Lx. RH Editora