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Universidade Lusófona

Marketing

Curso

Gestão de Empresas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 60

Código

ULHT72-2581

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Programa, bibliografia e avaliação
Introdução. Conceitos
Planeamento estratégico e operacional. Marketing interno e de responsabilidade social; Marketing digital
O ambiente de Marketing
Sistemas de informação de Marketing. Bases de dados e data mining
Caso prático
Comportamento do consumidor
Comportamento de compra das empresas. Análise estrutural do mercado
Análise interna
Caso prático
Análise da concorrência. Objetivos e estratégias genéricas
Segmentação, Targeting e Posicionamento
Estratégias de mercado
Revisões
Teste de avaliação
Caso prático
Desenvolver a oferta de marketing. O Plano de Marketing
Produto. O ciclo de vida do produto
Marca. Criar e gerir marcas e capital de marca
Desenvolvimento de produtos e serviços
Preço. A formação de preços
Distribuição. Caso prático
Comunicação. O plano de comunicação
Caso prático
Marketing de Serviços
Implementação e controlo de execução do plano
Revisões
Teste de avaliação
Caso prático

Objetivos

Aquisição de conceitos, modelos e técnicas de análise de mercados e gestão de marketing.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Capacidade de compreender o marketing e o seu papel na empresa. Capacidade de analisar um mercado, identificar a concorrência, de segmentar e posicionar a oferta da empresa. Comprender as variáveis de marketing e ser capaz de contribuir para a preparação de um plano de marketing.

Metodologias de ensino e avaliação

Exposição teórica dos assuntos com recursos multimédia e análise e discussão de casos práticos. Avaliação de conhecimentos feita através de dois testes de avaliação e análise de casos práticos. Avaliação em exame: prova escrita, com aprovação com classificação igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia principal

Kotler, P. & Armstrong, G. (2015). Principles of Marketing (16th ed.), Pearson Prentice Hall;
Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues, J. (2015). Mercator da Língua Portuguesa (16ª ed). Lisboa: Dom Quixote
Lovelock, C., and Wirtz, J. (2010). Services Marketing (7th ed.). New Jersey, USA:
Pearson.