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Universidade Lusófona

Organização e Estrutura da Empresa

Curso

Gestão de Empresas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

112 | 45

Código

ULHT72-2329

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A Gestão e a sua Evolução
1.1 Gestão: conceito, funções e níveis
1.2Gestor: tarefas e aptidões
1.3Os papéis do gestor (Mintzberg)
1.4A evolução da gestão
1.4.2Escola das Relações Humanas
1.4.3Abordagem Quantitativa, Teoria dos Sistemas; Teoria Contingencial
2.A Empresa e o seu Ambiente
2.1 A Empresa como uma Organização Social
2.2 A Empresa como um Sistema Aberto
2.3 A Empresa como um sistema de Recursos
2.4O Ambiente da Empresa
2.5 Os "stakeholders"
2.6A Cultura da Organização
3.Estratégia, Planeamento e Decisão
3.1. Planeamento
3.2 Planeamento estratégico
3.3 Tomada de Decisão
4.Organização
4.1Objetivos e aspetos do desenho da organização
4.2Estruturas organizacionais
4.3Determinantes da estrutura
4.4Autoridade, influência e poder
5.Direção
5.1Teorias da Motivação
5.2Liderança
5.3Comunicação
6.Controlo
6.1O processo de controlo e relação com o planeamento
6.2Padrões, avaliação de desempenho e ações corretivas
6.3Tipos de controlo

Objetivos

O principal objectivo desta unidade curricular consiste em introduzir aos alunos os conceitos fundamentais relacionados com o exercício da gestão das organizações. Esta unidade constitui um ponto de partida muito útil no processo contínuo de aprendizagem dos alunos acerca da gestão e comportamento das organizações.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final da unidade, os alunos conhecerão a evolução das principais teorias da gestão, e
compreenderão o conceito de organização, sua interação com a envolvente, as funções
básicas da gestão, o planeamento, a organização, a direção e o controlo, assim como
algumas das principais técnicas envolvidas.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas serão teóricas e práticas.A apresentação da matéria far-se-á com base na
bibliografia base estabelecida e previamente comunicada aos alunos.Os alunos são
incentivados para participarem na discussão dos conceitos e sua aplicação.
As aulas práticas são baseadas na resolução de questões e casos práticos ilustrativos da
aplicação daqueles conceitos em situações correntes da gestão das organizações.
2 testes escritos individuais sem consulta
Realização de 2 testes escritos individuais que tratarão os conceitos essenciais da
disciplina
A avaliação considerará cumulativamente a assiduidade e participação dos alunos nas
aulas.Esta componente de avaliação poderá envolver a aplicação de alguns casos
práticos para resolução individual pelos alunos durante as aulas.
Determinação da classificação final:
Teste 1: 50%
Teste 2: 50%
Avaliação por exame final
O exame tratará os conceitos essenciais da disciplina, será sem consulta e terá a duração
de 2 horas.

Bibliografia principal

Reis, F. L., Rosa, M. J.(2014). Princípios de Gestão, Edições Silabo, Lisboa
Robbins, S., Coulter, M (2011). Management, 12 edition, Prentice Hall.
Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações, 3ª edição, Escolar Editora, Lisboa.