Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Projeto Aplicado de Gestão

Curso

Gestão de Empresas

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 60

Código

ULHT72-3987

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Apresentação da metodologia de trabalho.
2. Constituição de cada grupo de trabalho
3.Indicação do tema do projecto e do tipo de actividade económica em que o mesmo se insere. Ao discente é concedida ampla liberdade de escolha embora sujeita a aprovação final.
4. Prestação ao longo do semestre, de esclarecimentos pelo professor, com datas programadas para cada grupo de trabalho e em separado.
5. Apresentação escrita, em data marcada, da primeira parte do trabalho. Crítica aberta e sugestões para melhorias.
6. Apresentação escrita final de todo o projecto com a respectiva informatização.
7. Defesa oral pública do trabalho, por cada intervenientes do grupo, através de respostas individualizadas a questões específicas do trabalho.

Objetivos

-Objectiva-se facultar aos alunos tanto conhecimentos sobre a elaboração de um projecto empresarial, bem como que os os mesmos revisitem e integrem vários saberes já adquiridos em diferentes áreas da gestão empresarial.
-Pretende-se, ainda, durante a elaboração do projecto, que deve ter alguma originalidade e aplicação a uma actividade real, estimular a investigação, a criatividade, a tomada de decisão grupal e o "saber estar numa organização".

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Saber aplicar e integrar conhecimentos já adquiridos em determinadas áreas do Curso de gestão de empresas.
- Incrementar capacidades de pesquisa e de compilação e apresentação de documentos técnicos num ambiente empresarial,
- Conhecer múltiplas fontes de informação, quer tradicionais quer mais recentes como as que se obtêm via Internet e respectivo tratamento.
-Adquirir capacidades de tomada de decisão em grupo e de ser criativo.

Metodologias de ensino e avaliação

-Acompanhamento e esclarecimento permanentes das dificuldades de cada grupo de trabalho a partir tanto de um enquadramento téorico como da experiência profissional do professor.
Privilegia-se, em todos os contactos, o estímulo para a investigação e tomada de decisão em grupo bem como para a iniciação do ¿saber estar¿ numa organização.

- Avaliação contínua* seguida de defesa oral, pública e individual do projecto empresarial.

*Apenas serão admitidos a exame final - lº, 2º e épocas especiais - os alunos que tenham preenchido todos os requisitos citados da avaliação contínua.

Bibliografia principal

Bryman, A; E. Bell ( 2007), "Business Research Methods", Oxford University Press, London.
Eco, E. (2000),"Como se faz uma tese", Editorial Presença, Lisboa.
Sampieri, R; C. Collado; P. Lucio ( 2006), "Metodologia de Pesquisa", Mc Graw-Hill, S. Paulo
M.; Lewis P. ; Thornhill A ( 2007), "Research Methods for Business Students", Prentice Hall Englewood Cliffs.