Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Formação e Desenvolvimento

Universidade Lusófona

Formação e Desenvolvimento

Apresentação

Esta unidade curricular tem por objetivo enquadrar o papel e importância da formação e do desenvolvimento profissionais no âmbito da Gestão de Recursos Humanos; caracterizar os diferentes paradigmas de formação, e abordar os contextos de formação formal e informal numa perspetiva de Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

Disciplina do Curso

Gestão de Recursos Humanos

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT38-7129

Disciplinas complementares recomendadas

  • Princípios de Gestão de Recursos Humanos.
  • Análise e Gestão de Competências.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Conteúdos Programáticos (CP):
CP1: A importância da formação profissional no contexto organizacional

  • Introdução à formação e desenvolvimento;
  • Importância e objetivos da formação profissional;
  • Dimensão estratégica da formação.

CP2: Análise de funções

  • Métodos e técnicas tradicionais
  • Métodos e técnicas baseadas em tecnologia

CP3: Métodos e técnicas de desenvolvimento de competências

  • Métodos e técnicas tradicionais
  • Métodos e técnicas baseadas em tecnologias
  • Desenvolvimento dos colaboradores e gestão de carreiras

CP4: Operacionalização da formação

  • Diagnóstico das necessidades de formação
  • Aprendizagem e transferência de conhecimentos
  • Programação e implementação da formação
  • Orçamentação da formação
  • Avaliação da formação

CP5: Responsabilidade Social e o futuro da formação e desenvolvimento

  • Responsabilidade social, diversidade e aspetos legais
  • Os desafios da formação e desenvolvimento

Objetivos

Objetivos de Aprendizagem (OA):
OA1: Enquadrar a formação e desenvolvimento profissionais enquanto instrumento chave de gestão estratégica de recursos humanos;
OA2:Compreender o processo de análise de funções e modelos de competências para integrar estes conhecimentos no ciclo de formação;
OA3: Reconhecer e saber aplicar os diferentes procedimentos das etapas do ciclo da formação: diagnóstico, aprendizagem e transferência de conhecimentos, programação, orçamentação, implementação e avaliação de ações de formação formal;
OA4: Compreender os paradigmas de formação integrando-os no contexto estratégico da formação nas organizações, com ênfase nos métodos e técnicas baseadas na tecnologia;
OA5: Realizar um projeto prático (Dossier de formação) de diagnóstico de necessidades de formação num setor específico de atividade, apresentando propostas de intervenção com o seu respetivo planeamento, implementação e mecanismos de avaliação e controlo.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são teórico-práticas. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais sobre a formação e desenvolvimento. Nas partes práticas promove-se o debate sobre estudos de caso e análise de artigos científicos que ilustram a matéria tratada nas partes teóricas, a realidade das organizações, assim como são orientados os trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos. Avaliação Contínua: Desempenho do aluno durante as aulas, com a ponderação de 10%; Teste escrito de avaliação de conhecimento, com a ponderação de 50%; Proposta de intervenção de formação (Trabalho Individual) com a ponderação de 40%. Ou em alternativa, a realização de um exame (100%) em época de exame.

Bibliografia principal

Caetano, A., Silva, S. Tavares, S., & Santos, S. (2014). Formação e desenvolvimento organizacional: Abordagens e casos práticos em Portugal . Lisboa: Editora Mundos Sociais.
European Centre for the Development of Vocational Training [Cedefop] (2017). On the way to 2020: data for vocational education and training policies. Country statistical overviews ¿ 2016 update. Luxembourg: Publications Office. Cedefop research paper . 61. http://dx.doi.org/10.2801/414017.
Guile, D., & Unwin, L. (2019). The wiley hndbook of vocational education and training . New Jersey: Jonh Wiley & Sons.
Noe, R. (2020). Employee training & development (8 th ed.) NY: McGraw-Hill.
Pilz, M. (2012). The future of vocational education and training in changing world . Cologne: Springer.
Tran, L.T., & Dempsey, K. (2017). Internationalization

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

José Carlos Rouco

Quarta-feira
(09h00-13h00

C 1.13

Damasceno Dias

Sexta-feira
(18h00-22h30)

Espaço
Professor

Paula Figueired

Sexta-feira
(09h00-14h00)

Espaço
Professor

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • ICLI - International Conference on Live Interfaces 2022
  • Elaboração de um Plano de Gestão
  • V Debate da PESEL - Estimular para viver melhor
  • Dia Mundial da Segurança dos Alimentos 2022
  • FilmEU Summit 2022

Notícias

  • Universidade Lusófona Organizou Feira de Mestrados e Doutoramentos
  • Núcleo de Investigação em Neurociência, Imagiologia & Biomedicina
  • Estudantes de Comunicação e Jornalismo vencem Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa
  • Design e Produção de Moda Realizam o 1.º Desfile do Curso
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Edição 2022

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.