Formação e Desenvolvimento
Apresentação
Esta unidade curricular tem por objetivo enquadrar o papel e importância da formação e do desenvolvimento profissionais no âmbito da Gestão de Recursos Humanos; caracterizar os diferentes paradigmas de formação, e abordar os contextos de formação formal e informal numa perspetiva de Gestão Estratégica de Recursos Humanos.
Disciplina do Curso
Gestão de Recursos Humanos
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT38-7129
Disciplinas complementares recomendadas
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos (CP): CP2: Análise de funções CP3: Métodos e técnicas de desenvolvimento de competências CP4: Operacionalização da formação CP5: Responsabilidade Social e o futuro da formação e desenvolvimento
CP1: A importância da formação profissional no contexto organizacional
Objetivos
Objetivos de Aprendizagem (OA):
OA1: Enquadrar a formação e desenvolvimento profissionais enquanto instrumento chave de gestão estratégica de recursos humanos;
OA2:Compreender o processo de análise de funções e modelos de competências para integrar estes conhecimentos no ciclo de formação;
OA3: Reconhecer e saber aplicar os diferentes procedimentos das etapas do ciclo da formação: diagnóstico, aprendizagem e transferência de conhecimentos, programação, orçamentação, implementação e avaliação de ações de formação formal;
OA4: Compreender os paradigmas de formação integrando-os no contexto estratégico da formação nas organizações, com ênfase nos métodos e técnicas baseadas na tecnologia;
OA5: Realizar um projeto prático (Dossier de formação) de diagnóstico de necessidades de formação num setor específico de atividade, apresentando propostas de intervenção com o seu respetivo planeamento, implementação e mecanismos de avaliação e controlo.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais sobre a formação e desenvolvimento. Nas partes práticas promove-se o debate sobre estudos de caso e análise de artigos científicos que ilustram a matéria tratada nas partes teóricas, a realidade das organizações, assim como são orientados os trabalhos individuais que serão posteriormente apresentados e debatidos. Avaliação Contínua: Desempenho do aluno durante as aulas, com a ponderação de 10%; Teste escrito de avaliação de conhecimento, com a ponderação de 50%; Proposta de intervenção de formação (Trabalho Individual) com a ponderação de 40%. Ou em alternativa, a realização de um exame (100%) em época de exame.
Bibliografia principal
Caetano, A., Silva, S. Tavares, S., & Santos, S. (2014). Formação e desenvolvimento organizacional: Abordagens e casos práticos em Portugal . Lisboa: Editora Mundos Sociais.
European Centre for the Development of Vocational Training [Cedefop] (2017). On the way to 2020: data for vocational education and training policies. Country statistical overviews ¿ 2016 update. Luxembourg: Publications Office. Cedefop research paper . 61. http://dx.doi.org/10.2801/414017.
Guile, D., & Unwin, L. (2019). The wiley hndbook of vocational education and training . New Jersey: Jonh Wiley & Sons.
Noe, R. (2020). Employee training & development (8 th ed.) NY: McGraw-Hill.
Pilz, M. (2012). The future of vocational education and training in changing world . Cologne: Springer.
Tran, L.T., & Dempsey, K. (2017). Internationalization
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala José Carlos Rouco Quarta-feira C 1.13 Damasceno Dias Sexta-feira Espaço Paula Figueired Sexta-feira Espaço
(09h00-13h00
(18h00-22h30)
Professor
(09h00-14h00)
Professor