Introdução à Metodologia das Ciências Sociais
Apresentação
Esta UC pretende conferir um conhecimento introdutório às Metodologias de Investigação em Ciências
Sociais, em geral, e em Gestão de Recursos Humanos, em particular. Simultaneamente servirá como
alicerce para a elaboração de trabalhos e estudos de natureza académica, ao longo da licenciatura, por
forma a lhes conferir rigor e notação científica adequados.
Para tal é colocada a ênfase nos conceitos de ciência e de ceências sociais e nas noções gerais e iniciais acerca da escrita de
artigos e de documentos académicos e científicos; quais as fases a serem cumpridas para a elaboração
de um trabalho de investigação e quais as opções entre os instrumentos de recolha de dados ao mesmo tempo que se desenvolvem as capacidades individuais e
grupais de comunicação oral e escrita.
Disciplina do Curso
Gestão de Recursos Humanos
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT38-7125
Disciplinas complementares recomendadas
As disciplinas do ensino secundário de Matemática, Português e Inglês são consideradas estruturantes
para a UC.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Epistemologia da ciência e do conhecimento científico
Conhecimento Científico e outras formas de conhecimento
As Ciências Sociais e suas especificidades
Obstáculos à produção do conhecimento científico
2. Princípios metodológicos da produção da Ciência Social
Normas de produção de textos científicos (normas NP 405 e APA Style)
Resumos, citações e referências, comunicação e estilística científica
3. A Planificação e o processo de investigação
Tipos de investigação
Estratégias de Investigação
Da pergunta de partida à construção do modelo teórico
Universo, amostra e métodos de amostragem; descrição dos dados e definição de variáveis
4. A Recolha de dados
Métodos e Técnicas de investigação
Método intensivo vs extensivo ou análise qualitativa vs quantitativa
Análise documental, Observação participante, Observação não participante (Entrevistas,
Inquérito por questionário, Teste e medida de atitudes/opinião)
O estudo de caso na triangulação de dados
Objetivos
Pretende-se que no final da disciplina os discentes estejam aptos a:
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC adota uma metodologia mista de exposição oral e métodos ativos, com o objetivo de aplicar o
conhecimento teórico adquirido de modo a facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Os alunos
analisam textos e outros estudos que visam gerar discussão em torno dos conceitos adquiridos,
apresentando as várias fases do desenvolvimento do trabalho científico em sala de aula, finalizando
com uma apresentação final. Os melhores trabalhos serão propostos para publicação com apoio dos
docentes da UC. A Avaliação Contínua inclui pelo menos 2 Testes escritos e a elaboração de um
trabalho escrito para apresentação em aula aberta em grupo. Poderão, contudo, ser alterados os
instrumentos e os pesos relativos.Os alunos deverão apresentar previamente ao professor o
planeamento do seu projeto de investigação, definindo datas para a conclusão de cada uma das fases.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala MIGUEL BAIÃO 4ª feira , das 17h30 - 18h30 ( a confirmar com os alunos, via email). A Definir / Zoom MARIA JOÃO JUSTINO ALVES 3ª feira , das 14h00 - A Definir / Zoom
15h00 ( a confirmar
com os alunos, via
email