Princípios de Gestão de Recursos Humanos
Apresentação
A UC pretende conhecer as principais evoluções da Gestão de Recursos Humanos, tanto na sua vertente histórica como conceptual; nomeadamente as principais correntes da GRH, desde as suas fundações até aos nossos dias. Compreender os diferentes paradigmas em função dos quais se desenvolveram as políticas e as práticas de GRH durante o séc. XX e início do séc. XXI. Pretende-se que os alunos conheçam e saibam interpretar as principais transformações estruturais por que passou a Função RH até aos nossos dias.
Disciplina do Curso
Gestão de Recursos Humanos
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT38-7123
Disciplinas complementares recomendadas
Introdução à Metodologia das Ciências Sociais, Introdução ao Pensamento Contemporâneo.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Gestão de recursos humanos no contexto da evolução global: a diversidade da força de trabalho; o impacto da evolução tecnológica; alterações económicas; projeções futuras da força de trabalho. O papel da Função Recursos Humanos. Conceito, objetivos e evolução. Perspetivas de evolução na Função Recursos Humanos: novos papéis, novas competências. A ética em gestão de recursos humanos. Principais correntes teóricas com impacto na Função Recursos Humanos: Taylorismo; Escola das Relações Humanas; Teoria Geral dos Sistemas; Corrente Sócio-Técnica; Abordagem Contingencial; Teorias do Capital Humano; Gestão do Conhecimento. A Função Recursos Humanos como parceiro estratégico. Políticas de Gestão de Recursos Humanos. O Marketing Interno. Introdução às práticas de Gestão de Recursos Humanos: Recrutamento / seleção; Descrição e análise de funções; Gestão de desempenho; Formação; Gestão de competências; Gestão de recompensas; Carreiras; Saúde e Segurança no Trabalho, etc.
Objetivos
- Conhecer as correntes teóricas e modelos explicativos em GRH;
- Perceber a integração da função Recursos Humanos no conjunto das funções organizacionais;
- Saber adaptar a GRH aos diversos contextos organizacionais.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas decorrerão com base numa metodologia teórico-prática, que se baseia numa breve apresentação do professor sobre as temáticas, seguida da consulta e análise dos alunos das temáticas do programa, com recurso a leituras comentadas, casos de simulação, utilização de jogos e casos práticos, exposições teóricas, exemplos práticos, discussão de textos e trabalhos de pesquisa feitos pelos alunos. Os alunos preparam os temas com base em pesquisas, apresentam-nos e discutem-nos. Existem dois tipos de avaliação:
- A avaliação contínua e/ou a avaliação através de um exame.
- A avaliação contínua é composta pela avaliação do desempenho do aluno durante o semestre, composta por natureza e tipo de intervenções realizadas, realização dos trabalhos individuais e ainda a elaboração, apresentação de um trabalho de equipa (esta componente corresponde a 50% da nota final, sendo complementada por um teste (50%).
Bibliografia principal
- Ferreira, A. I., Martinez, L. F., Nunes, F. G. & Duarte, H. (2015). Gestão de Recursos Humanos para Gestores. Lisboa: RH Editora. - Pina e Cunha, M., Rego A. & Cabral-Cardoso, C. (2007). Tempos Modernos. Uma História das Organizações e da Gestão. Lisboa: Edições Sílabo. - Prasad, L. M. (2020). Principlesand practice of management. Sutan Chand & Sons.
- Maçães, M. A. R. (2018). Manual de Gestão Moderna - Teoria e Prática. 2ª Ed. Actual Editora.
- Pina e Cunha, M., Marques, C.A., Gomes, J., Cabral-Cardoso, C., Rego A. & Campos e Cunha, R. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Edições Sílabo, Lisboa.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Isabel Duarte 2a 16.30-17.30 Gabinete C.1.11
Helena Pimentel
2a 16.30-17.30
Sala de investigação