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Universidade Lusófona

Ética SocioProfissional

Disciplina do Curso

Informática de Gestão

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

112 | 45

Código

ULHT12-7342

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Conteúdos programáticos (1000 caracteres disponíveis):
Course contents
1. Marketing Pessoal:
a. CV;
b. Portefólio
c. Apresentação pessoal;
d. Apresentação em público e ferramentas para o efeito;
e. Redes sociais;
f. Networking.
2. Gestão de tempo:
a. Trabalho remoto e comunicação mediada;
3. As tecnologias no trabalho: oportunidades e ameaças:
4. Work-life balance;
5. Trabalho em equipa;
6. Conflito e negociação;
7. Liderança;
8. Comunicação;
9. Factos Vs Opiniões;
10. Personal and Social Skills development

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) inscreve-se num contexto onde têm sido elencadas necessidades de adaptação dos engenheiros ao contexto das organizações modernas, nomeadamente no que às denominadas soft skills diz respeito. Assim, pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos ao nível das ferramentas básicas de empregabilidade (ex. Currículo, redes sociais e networking, marketing pessoal), gestão das emoções, gestão de tempo (ex. trabalho remoto), trabalho em equipa e liderança, comunicação e desenvolvimento de competências comportamentais e autoconhecimento. Por outro lado, é objetivo desta UC o desenvolvimento de um plano individual de desenvolvimento pessoal, bem como de aptidões que permitam aos alunos destingir entre factos e opiniões, conhecimento científico e senso comum. Sendo uma UC de índole prática, pretende-se que os conhecimentos sejam operacionalizáveis e tendentes ao desenvolvimento de competências transferíveis do plano académico para a domínio profissional.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas serão divididas entre 1,5 hora teórica, e 1,5 hora prática. Nas teóricas os conteúdos ministrados servirão de base aos trabalhos a realizar na prática. A metodologia expositiva será usada de forma controlada por forma a promover o debate e a troca de experiências. As aulas de prática laboratorial (laboratórios da ECATI) recorrem a multimédia e estudos de caso. Metodologia de avaliação ¿ Avaliação contínua: a elaboração de 1 trabalho prático escrito individual, com respetiva apresentação oral ¿ com uma duração de 3-5 minutos na metodologia elevator pitch (50%), e um trabalho de grupo com respetiva apresentação oral ¿ com uma duração de cerca de 15 minutos, em grupos até 3 elementos, em contextos reais sobre as temáticas assinaladas (50%). O exame final (100%) incide na totalidade dos conteúdos. O estudante só poderá permanecer em avaliação contínua tendo 8 valores como nota mínima em todas as modalidades de avaliação, e aprovação com classificação mínima de 10 valores.

Bibliografia principal

Sonmez, J. Z. (2015). Soft Skills: The software developer's life manual. Manning Publ.;
Tulgan, B. (2015).Bridging the Soft Skills Gap: How to Teach the Missing Basics to Todays Young Talent. John Wiley & Sons.
Mitra, B. K. (2011). Personality development and soft skills. Oxford University Press.
Rao, M. S. (2014). Soft Skills for Strong Leaders: 10 Steps to Management Success. Human Resource Management International Digest, 22(3).