Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Gestão Financeira

Curso

Informática de Gestão

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 52,5

Código

ULHT12-324

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Finanças da Empresa, Mercados Financeiros e Peças Contabilísticas
2. Plano de Negócio
3. Financiamento
4. Rendibilidade
5. Equilíbrio Financeiro
6. Investimento
7. Estrutura de Capital
8. Avaliação de Empresas

Objetivos

1. Recordar conceitos de Finanças, Mercados e Contabilidade de Gestão
2. Elaborar um Plano de Negócio
3. Conhecer as fontes de financiamento
4. Compreender a capacidade da empresa gerar resultados
5. Reconhecer a capacidade da empresa solver compromissos
6. Entender a avaliação de investimentos e de empresas
7. Perceber as componentes do mix de Capital

Metodologias de ensino e avaliação

1. Aulas:
1.1 Sessões teóricas de apresentação de conceitos, definições e metodologias de gestão financeira de empresas;
1.2 Aulas práticas onde é estimulada a participação, em grupo, dos alunos na elaboração e respetiva apresentação de um plano de negócios a partir de um Relatório & Contas real;
1.3 Assiduidade Mínima: 75% das aulas.

2. Avaliação continua:
2.1 Frequência ¿ 50% da nota final (NF);
2.2 Trabalho de grupo - 50% da NF: apresentação individual em sala, com entrega posterior de relatório;
Para obter aprovação na unidade é necessário uma nota NF superior ou igual a 10 valores; nota mínima de 8 valores no teste e no trabalho prático.

3. Avaliação Final: Exame escrito - 100 % da NF (não há orais).

Bibliografia principal

Finanças da Empresa, 7.ª Edição (2012); António Gomes Mota e Cláudia Custódio; Bnomics
Financial Times Hand Book of Corporate Finance 2nd(2013); Glen Arnold; Prentice Hall, Pearson Education UK
Gestão Estratégica (2011); Sebastião Teixeira; Escolar Editora, Lda
Marketing Estratégico (2000); J. J. Lambin; McGraw Hill
Marketing Management 14th Edition (2012); Philipe Kotler e Kevin Lane Keller; Pearson Education, Prentice Hall; New Jersey
Modern Financial Management 8th Edition (2008); Ross, Westerfield, Jaffe e Jordan; McGraw-Hill International Edition, New York
Principles of Corporate Finance 11th Edition (2014); Richard A. Brealey, Stewart C. Myers e Franklin Allen; McGraw-Hill International Edition, New York
The Execution Premium, Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage (2008); Robert S. Kaplan e David P. Norton; Boston: Harvard Business School Press
Sistema de Normalização Contabilística Explicado (2009); João Rodrigues; Porto Editora