Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Métricas Empresariais

Curso

Informática de Gestão

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

140 | 52,5

Código

ULHT12-15429

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos de desempenho organizacional e de métricas
2. Introdução à Estatística
3. Desenho de métricas
4. Implementação de métricas
5. Avaliação de desempenho com métricas
6. Integração de métricas - BSC
7. Ferramentas de análise de desempenho

Objetivos

1. Compreender a Estatística de apoio à gestão
2. Utilizar a Estatística Descritiva
3. Conhecer formas de medir e controlar desempenhos
4. Perceber a relevância das métricas
5. Desenhar e implementar Sistemas de Avaliação de Desempenho

Metodologias de ensino e avaliação

1. Aulas:
1.1 Sessões teóricas de apresentação de conceitos, definições e metodologias de avaliação e análise de desempenho;
1.2 Aulas práticas onde é estimulada a participação dos alunos na elaboração de trabalhos de grupo e respetivas apresentações, fazendo uso das ferramentas de avaliação e análise de desempenho de unidades de negócio;
1.3 Assiduidade Mínima: 75% das aulas.

2. Avaliação continua:
2.1 Frequência ¿ 50% da nota final (NF);
2.2 Trabalhos de grupo - 50% da NF: apresentação individual em sala, com entrega posterior de relatório;
Para obter aprovação na unidade é necessário uma nota NF superior ou igual a 10 valores; nota mínima de 8 valores no teste e na média dos trabalhos práticos.

3. Avaliação Final:
Exame escrito - 100 % da NF (não há orais).

Bibliografia principal

Análise Estatística, João Maroco, ISBN: 978-972-618-452-2
Balanced Scorecard para PME, João Russo (2006), Lisboa: Lidel ¿ Edições Técnicas, Lda., 3.ª Edição
Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance (1985); Michael E. Porter; New York: Macmillan, Free Press
Competitive Strategy (1980); Michael E. Porter; New York: Macmillan, Free Press
Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais, Mário Barroso, Eleutério Sampaio e madalena Ramos, ISBN: 978-972-618-567-3
Key Performance Indicators, David Parmenter, ISBN: 978-0-470-54515-7
Performance measurement system design ¿ A literature review and research agenda¿, Neely, A., Gregory, M. e K. Platts (2005), International Journal of Operations & Production Management, 25(12): 1228-1263
The Execution Premium, Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage, Kaplan, Robert S. e David P. Norton (2008), Boston: Harvard Business School Press.