Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Motivação e Liderança

Curso

Informática de Gestão

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 52,5

Código

ULHT12-7434

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A importância da Motivação individual e grupal¿ Organizações, indivíduos e grupos. Motivação e comportamento motivado¿ Teorias de Motivação¿ Motivação e Produtividade¿ A essência da Liderança¿ O processo de Liderança¿ A evolução das teorias de Liderança¿ Liderança de equipas e de projectos¿ A
emergência de novos conceitos de Liderança

Objetivos

No âmbito da motivação relevar as interacções do indivíduo em ambientes cada vez mais diversificados e exigentes, potenciar as capacidades individuais para o desempenho eficaz e adaptar as recompensas de acordo com as necessidades. Na componente da Liderança, realçar a importância do processo de Liderança no sucesso da gestão das pessoas e das organizações, identificar os diversos tipos de liderança e a sua eficácia consoante as situações, aproveitar as competências transversais para relevar a comunicabilidade no sentido de obter níveis superiores de liderança.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino assenta numa lógica expositiva no que concerne às matéria conceptuais sendo contudo, a componente prática mais desenvolvida bem como, incentivadas as atitudes de investigação e incorporação da experiência pessoal e grupal. A assiduidade e participação são fundamentais para atingir os objetivos da disciplina. O processo de avaliação consiste num Teste realizado em duas horas (60% da classificação de Final Frequência)¿ Trabalho Prático, individual ou em grupo, (30% de FF) e assiduidade
interligada com participação e intervenção oral (10% de FF).

Bibliografia principal

­ BLANCHARD, Ken (2007)¿ Um nível superior de liderança com sócios e consultores das empresas de Ken Blanchard¿ Edição Actual Editora.
­ CUNHA, Miguel Pina¿ REGO, Arménio¿ CUNHA, Rita Campos¿ CARDOSO, Carlos Cabral (2007), Manual de Comportamento Organizacional. Editora RH, Lisboa 6ª. Edição.
­ JESUINO, J. C. (2005)¿ Processos de Liderança¿ Livros Horizonte, Lisboa
(4ªedição). 1ªEdição, 1987.­ Lopes, A. (2012). Fundamentos da Gestão de Pessoas. Lisboa: Edições Sílabo.
­ Palma, P. J., Lopes, M.P. & Bancaleiro, J. (2011). Gestão e Liderança de Talentos ¿ Para Sair da Crise. Lisboa: Editora RH.
­ REGO, A. & CUNHA, M. P. (2007)¿ A Essência da Liderança: Mudança, Integridade, Resultados¿ Editora RH, Lisboa (3ªedição).

A literatura complementar e específica para cada tema será constituída por artigos e outra documentação fornecidos aos alunos durante as aulas.