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Universidade Lusófona

Sistemas de Informação Multimédia

Curso

Informática de Gestão

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 45

Código

ULHT12-7281

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Ciclo de vida de extração de informação em sistemas multimedios.

- Critérios concretos que diferenciam informação de dados

- Representação e captura características não explicitas nos dados

- Dados multimedia e representações matriciais

- Captura e representação esencial de imagens, som, video, bio-data, e outros.

- Estatísticas básicas para pre-processamento de dados: inferência de valores en falta, estandardização, normalização, analise de distribuições, modalidade, tendência central, variância, simetria, pontos discrepantes (fora se serie), correlação, etc.

- Analise de dados usando NNMF (Non Negative Matrix Factorization)

- Analise de dados usando PCA (Principal Component Analysis)

Objetivos

O objetivo principal desta cadeira e fornecer aos estudantes técnicas algorítmicas/matemáticas para a extração de informação a partir de dados gerados em múltiplos médios: imagem, som, video, bio-data, etc. Nesse sentido, há um foco central no ciclo de vida de sistemas multi-media: (1) aquisição de dados; (2) seleção de características; (3) representação e (4) 'machine learning'. Nesta cadeira de nível básico a atenção esta mais dirigida aos pontos (1) e (2) mas sem perder de vista os elementos fundamentais de (3) e (4). Em termos de 'skill set' os estudantes ficam preparados para (1) pre-processamento estatístico de dados matriciais para posterior (2) seleção de características usando factorização matricial com as técnicas de non-negative matrix factorization e principal component analysis.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas presenciais teóricas e praticas. As aulas começam sempre com uma revisão dos conceitos da aula anterior e perguntas para desafiar aos estudantes em termos cognitivos. Normalmente há um problema em aberto, no qual vamos trabalhando a medida que decorre a cadeira. A avaliação e feita com dois testes na aula teórica, e dois trabalhos praticos, um em PhP + SQL e outro em estatísticas PCA, e NNMF.

Bibliografia principal

- Eidenberger, H. (2012). Handbook of multimedia information retrieval. BoD¿Books on Demand.

- Tukey, J. W. (1977). Exploratory data analysis.

- (practical) https://cran.r-project.org/web/packages/NMF/NMF.pdf

- (practical) http://factominer.free.fr/classical-methods/principal-components-analysis.html