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Universidade Lusófona

Teoria e Prática de Marketing

Curso

Informática de Gestão

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 45

Código

ULHT12-7432

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O que é o Marketing?
- As necessidades dos Consumidores
- A oferta: Produtos, Serviços e Experiências
- Valor, Satisfação e Qualidade
- Troca, Transação e Relacionamento
- O Mercado
2. O Estudo do Consumidor
- Segmentation; Targeting; Positioning
- Necessidades, motivação e aprendizagem
3. Marketing Estratégico
- A Formulação Estratégica
- O Planeamento Estratégico
- A Análise SWOT: o modelo de Andrews.
- A Missão e os Objectivos Estratégicos
4. O Ambiente de Marketing
5. O Marketing ¿Mix¿
6. O Marketing na Era da Internet
7. A Estratégia de Comunicação
Análise de Casos de Estudo da Harvard Business Review e realização de um plano de marketing para a introdução de um produto num dado mercado, com particular enfâse nas TIC ou no seu uso.

Objetivos

Pretende-se que, no final da Disciplina, os estudantes sejam capazes de:
- Compreender os conceitos chave do Marketing e saber aplicá-los à actividade empresarial;
- Conhecer e comparar as várias filosofias de gestão de marketing.
- Conhecer o processo de marketing estratégico e distinguir a relação entre as variáveis do marketing mix para um dado produto, serviço ou experiência;
- Compreender o que mudou no marketing com a Internet.

Metodologias de ensino e avaliação

Na componente teórica, o método expositivo é utilizado para a introdução de conceitos mas também o demonstrativo (via utilização de imagens e vídeos). Na componente prática são utilizados fundamentalmente métodos demonstrativos e ativos (realização de trabalhos de grupo). A avaliação sumativa ocorre via teste escrito e defesa do projeto. O projeto tem vários momentos de avaliação ao longo do semestre, em que os alunos têm a oportunidade de melhorar as entregas parciais, garantindo assim que a entrega final é o resultado de um processo de melhoria contínua, garantindo o sucesso do resultado.

Bibliografia principal

Kotler, P., Armstrong, G., (2011), Principles of Marketing (14th Edition), Pearson Prentice Hall
Apontamentos da Disciplina, utilizados nas aulas e a disponibilizar pela docente ao longo do semestre;
Casos de Estudo, fornecidos pela docente ao longo do semestre.