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Universidade Lusófona

Estágio II e Relatório

Curso

Serviço Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 157,5

Código

ULHT119-7271

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Aprofundamento de algumas fases da intervenção em Serviço Social
Diagnóstico: Conceptualização, tipos, procedimentos e técnicas utilizadas
2. Planeamento da intervenção: conceptualização, tipos, procedimentos
3. Principais técnicas e instrumentos de trabalho do Assistente Social: primeira aproximação.
4. Aprofundamento da problemática e das Políticas Sociais respectivas.
5. Serviço Social: algumas abordagens da prática
6. Apresentação dos Projectos em contexto de sala de aula
7. Elaboração do relatório final de estágio: Como organizar a informação recolhida;
8. Avaliação: tipos e processos.

Objetivos

- Aprofundar o conhecimento sobre o campo de intervenção do Serviço Social
- Aprofundar o conhecimento sobre o processo de intervenção do Serviço Social no local de estágio
- Analisar e sistematizar o conhecimento adquirido no estágio, reflectindo teórica, metodológica e criticamente sobre as experiências observadas e vivenciadas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Capacidade de identificar e analisar os procedimentos de intervenção
do Assistente Social nas instituições de estágio;
- Capacidade de selecção e aplicação dos instrumentos teórico-metodológicos para a análise e compreensão da realidade;
- Capacidade de desenvolver as actividades, acções e tarefas de acordo com o Projecto de Estágio, bem como de introduzir alterações resultantes de dinâmicas processuais;
- Capacidade de identificar as suas próprias necessidades de conhecimento/aprendizagem, planificando com o docente e orientador o seu percurso individual de aprendizagem;
- Capacidade de elaborar um diagnóstico social compreensivo das situações-problema;

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de trabalho será diversificada e respeitará os conteúdos da UC. Assim, existirão sessões colectivas baseadas na construção e reflexão teórica e metodológica, a partir da aprendizagem reflexiva, com base nas diferentes experiências empíricas-estudo das problemáticas e das situações abordadas nos diversos estágios.Orientação Tutorial-Processo de ensino/aprendizagem, individualizados e/ou em pequenos grupos, com acompanhamento dos percursos de aprendizagem dos alunos. A OT constitui-se como um espaço de estudo, programação, execução e avaliação das acções do estágio onde se procura reflectir sobre os conhecimentos, competências e atitudes profissionais, específicas do Serviço Social.Sistema de Avaliação:Esta UC apenas contempla apenas a avaliação continua e não prevê a realização de exame.A assiduidade,para o regime de avaliação contínua,é de carácter obrigatório a, pelo menos 75% das aulas.

Bibliografia principal

- ANDER-EGG, Ezequiel; IDAÑEZ, M. José Aguillar (1999), Diagnóstico Social - Conceptos Y Metodologia, Madrid, ed. I.C.S.A.
- AZEVEDO, M. (2006). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares sugestões para a construção da escrita. 5ª Ed. Lisboa: Universidade Católica Editora
- BAPTISTA, Myriam Veras (2000). Planejamento Social, intencionalidade e instrumentação. São Paulo Veras .Editora. (13 -17).
- BERMEJO, J; Martínez, A. (2001). Relação de ajuda e marginalidade. Portugal: PAULUS Editora.
- FALEIROS, Vicente P. (1991). Saber Profissional e Poder Institucional. S. Paulo: Cortez.
- FORTI, Valeria e Guerra Yolanda (orgs). (2011). Serviço Social: Temas, Textos e Contextos. Rio de Janeiro: Lumen Juris Editora.
- GARCIA, Fernandes e Romero, Laura Ponce de León (2012). Trabajo Social individualizado, metodologia de interventión. Madrid: Ediciones Académicas.
- ROBERTIS, Christine et al (1995). Méthodologie de l¿intervention en Travail Social. 10.ª Ed. Paris: Bayard Ed.