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Universidade Lusófona

Estágio IV e Relatório Monográfico (Dissertação)

Curso

Serviço Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 20

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

500 | 322,5

Código

ULHT119-7276

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 - Aprofundamento de problemáticas específicas
2 - Reorientação do plano de trabalho no que diz respeito à intervenção e investigação
3- Orientação e aplicação de instrumentos de pesquisa
4 - Orientação para a análise e tratamento de dados
5- Construção do conhecimento em articulação teoria/ prática
6 - Abordagem contextualizada e reflexiva da experiência de estágio
7 - Sistematização da experiência no relatório monográfico
8 - Questões éticas e deontológicas na intervenção e na investigação em Serviço Social

Objetivos

A unidade curricular de Estágio IV e Relatório constitui-se como um suporte ao processo de ensino/aprendizagem no contexto de estágio. Visa o acompanhamento da aprendizagem e apoio ao estudo, programação, execução e avaliação das actividades de estágio. Pretende-se, também, neste espaço, reflectir sobre conhecimentos, competências, atitudes e valores profissionais específicos do Serviço Social.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Capacidade de planificar e avaliar quinzenalmente os objectivos, actividades, métodos e técnicas e recursos mobilizados para a prática de estágio nesse período
- Capacidade de aprofundar problemáticas específicas e principais contributos teóricos como elementos essenciais para a construção dos objectos de intervenção e de investigação
- Capacidade de operacionalizar métodos e técnicas de observação, de estudo e de diagnóstico
- Capacidade de definir estratégias de intervenção e de investigação que respondam às necessidades dos utentes/população num contexto organizacional e territorial concreto
- Capacidade de elaborar um relatório monográfico devidamente fundamentado nas necessidades dos utentes, contextualizadas no tempo e no espaço
- Capacidade de aquisição de posturas, valores e atitudes profissionais
- Capacidade de desenvolver uma postura crítica e auto-crítica no desempenho e na avaliação da experiência de estágio.

Metodologias de ensino e avaliação

Espaço semanal e/ou quinzenal em que o professor-supervisor e os alunos-estagiários planificam, reflectem, debatem e avaliam questões relacionadas com o estágio, através da utilização de uma metodologia interactiva e participativa.
- Relatório monográfico com dissertação
- Prática de estágio
- Orientação tutorial

Bibliografia principal

AGUILAR, M. ANDER-EGG, E., (1995). Avaliação de Serviços e Programas Sociais.Petrópolis: Vozes.
ALBARELLO, L. et al., (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
BLAIKIE, N., (2000). Designing Social Research. Cambridge: Polity Press.
FLICK, U., (2005) Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor
FORTIN, M. (2003). O Processo de Investigação: da Concepção à Realização. Loures: Lusociência.
GHIGLIONE, R.& MATALON, B. (1992). O inquérito ¿ teoria e prática. Oeiras: Celta.
GUERRA, Isabel, (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso. Cascais: Principia.
SEVERINO, A.(1993). Metodologia do Trabalho Científico. S. Paulo: Cortez
VISCARRET G.J. (2007). Modelos y Metodos de Intervención en Trabajo Social. Madrid: Alianza Editora.