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Universidade Lusófona

Ética e Deontologia em Serviço Social

Curso

Serviço Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 48,5

Código

ULHT119-7269

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A Condição ética do ser humano
2. Fundamentos ontológicos e sociais da ética
3. Fundamentos teóricos da ação ética
4. Ética e deontologia do Serviço Social
5. Construindo uma postura ética
6. Escolhas morais e dilemas éticos na ação profissional

Objetivos

Compreender a ética, como dimensão humana significativa, e o sujeito moral como ser consciente livre e responsável;
Desenvolver espírito crítico que integre as dimensões axiológicas e fundamente a ação, na interação profissional, e na definição de políticas, programas e projetos sociais;
Refletir e analisar criticamente os desafios e dilemas éticos no exercício profissional, em diferentes contextos institucionais e na relação profissional, à luz do Código Deontológico da APSS

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Identificar as implicações éticas das escolhas teóricas e metodológicas do agir do assistente social, tendo em conta as potencialidades, vulnerabilidades sociais e o desenvolvimento individual e coletivo dos sujeitos da ação profissional;
Tomar consciência da dimensão ético-política nos contextos, ações e campos do agir profissional, emitindo juízos técnicos fundamentados nas evidências e nos princípios deontológicos, distinguindo as dimensões técnicas éticas ilegais.

Metodologias de ensino e avaliação

Os pontos que estruturam o programa, expostos pela docente com base na bibliografia de referência, são estudada em autores que cruzam a dimensão filosófica da ética visando particularmente os aspectos da sua aplicação à prática profissional. Com recurso ao Código de Ética e tendo em conta a conjuntura social e política, o contexto institucional,
e os aspetos individuais determinantes da ação, reflectem-se os princípios deontológicos da profissão.
Instrumentos de avaliação:
10% - Participação
40% - Trabalho/apresentação de Grupo
50% - Teste individual
O trabalho individual tem como objetivo o acompanhamento e sistematização dos pontos do programa através da
leitura de textos e elaboração de sínteses ou apresentação de Relatório síntese da matéria.
O trabalho de grupo particularmente com a apresentação em sala de aula, visa o aprofundamento temático através da reflexão coletiva e da elaboração de material didático

Bibliografia principal

BANKS, S. (1997), Ética y valores en el trabajo social, Barcelona, Paídós.
BANKS, Sarah (org.) 2003). ¿Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social¿, Porto Editora, 2008
BARROCO, Lúcia et al. (2001). ¿A centralidade da Ética na formação profissional¿ in Serviço Social: Ética, Deontologia e Projectos Profissionais, CPIHTS e Veras Ed.(73-91)
JACQUES, Carlos (2001). ¿O que é ser um bom Assistente Social? Prolegómenos de uma genealogia moral do Serviço Social¿ in Serviço Social: Ética, Deontologia e Projectos Profissionais, CPIHTS e Veras Ed.(58-73)
KNOCH, Michael (2003). ¿A deontologia dos Assistentes Sociais como ética profissional in Intervenção Social¿ in Intervenção Social, nº 27, Junho (5-31)
Mc DONOUGH, Josefina. ¿Prática política: a face negligenciada da intervenção em Serviço Social¿ in Serviço Social: Profissão e Identidade. Que trajectória? Veras Editora. Lisboa/São Paulo (99-118).