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Universidade Lusófona

Observatório de Serviço Social

Curso

Serviço Social

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 48,5

Código

ULHT119-13462

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Referências introdutórias ao Observatório
1.1.Trabalhar e debater temas sociais atuais
1.2. Pesquisar conceitos fundamentais ao Serviço Social
1.3. Iniciar o conhecimento dos campos e áreas de intervenção do Serviço Social
1.4. Identificar problemáticas relacionadas com a intervenção do Serviço Social
2. A observação da realidade social onde opera a/o assistente social
2.1. Realizar visitas de estudo a instituições sociais
2.2. A importância da observação e tipos de observação
2.3. A postura do observador componentes metodológicas e éticas
2.4. Construção de grelhas de observação
2.5. A sistematização da informação recolhida nas visitas de estudo
2.6. O rigor das técnicas de comunicação oral e escrita

Objetivos

- Permitir ao aluno uma primeira aproximação à realidade social e ao espaço de ação do Assistente Social,
- Iniciar o processo de conhecimento e de reflexão sobre a complexidade da realidade social contemporânea onde atua o Serviço Social
- Proporcionar conhecimentos das estruturas organizacionais inseridas no âmbito das Políticas Sociais, como resposta aos problemas sociais a grupos vulneráveis da população.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Capacidade para identificar as diferentes organizações sociais, sua estrutura, políticas, programas e projetos que desenvolvem, face aos diferentes problemas sociais.
- Capacidade para construir instrumentos de levantamento de aspetos da realidade institucional aplicados nas visitas (Ex: observação livre ou sistemática, elaboração de relatórios das visitas).
- Capacidade de observar a realidade social onde se desenvolve a acção do Serviço Social em diferentes contextos

Metodologias de ensino e avaliação

Os conteúdos programáticos serão transmitidos forma expositiva e interativa, docente e alunos, articulando-se este processo com a realidade de intervenção do Serviço Social. A dinamização das sessões contemplará também apresentações, individuais ou coletivas, realizadas pelos/as alunos/as com debate e reflexão sobre problemáticas atuais, sobre visitas de estudo efetuadas, observação da realidade, visionamento e discussão de filmes.

Avaliação
A avaliação é contínua e as metodologias de ensino contemplam a natureza teórico/prática da UC.
A avaliação de conhecimentos terá quatro componentes:
Assiduidade, participação e apresentação de textos e notícias em aula (10%).
Trabalho Escrito e apresentação oral (40%)
Portfólio Reflexivo (50%)

Bibliografia principal

-Andrade, M. (2005). Serviço Social, Campo de Intervenção e Protagonistas do Agir, Estudos do Serviço Social Brasil e Portugal nº 2, São Paulo, Educ - PUC/SP.
- Azevedo, M. (2006). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares ¿ sugestões para a construção da escrita. 5ª Ed. Lisboa: Universidade Católica Editora.
- Bilhim, J. A. de F. (2001). Teoria Organizacional; Estruturas e Pessoas. Lisboa: UTL ¿ ISCSP.
- Carmo, Hermano e FERREIRA (coord.) (2001). Problemas Sociais Contemporâneos: Lisboa: Universidade Aberta.
- Moreira, C. D. (1994). Planeamento e Estratégias da Investigação Social. Lisboa: ISCSP.
- Quivy, R. (1998). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Âmbar.
- Pais, J. M. (2006). Nos Rastos da Solidão. Deambulações Sociológicas. Porto: Âmbar
- Santos, J. R. dos (1999), «A propósito das noções de ¿problema social¿ e ¿problema sociológico¿», Homenagem ao Professor Augusto da Silva, Évora: Universidade Évora, pp. 417-441.