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Universidade Lusófona

Atelier I - Métodos de Estudo Avançado

Curso

Sociologia

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

133 | 47

Código

ULHT45-16963

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Metodologia da pesquisa empírica em sociologia
1.1. As estratégias de investigação e os métodos
1.2. Fontes de informação e técnicas de recolha de informação
2. A análise documental
2.1. A crítica das fontes documentais
2.2. Tipos de documentos
2.3. A utilização de documentos de informação estatística
2.4. A utilização de outras fontes de informação documental
3. O inquérito por questionário
3.1. Utilizações, potencialidades e limites
3.2. Etapas de realização do inquérito por questionário
3.3. A definição da população a inquirir: amostras e técnicas de amostragem
3.4. A construção do questionário: tipos de questões, problemas na formulação de questões, organização do questionário, codificações e pré-teste
3.5. A aplicação do inquérito por questionário: modalidades de administração e interacção inquiridor/inquirido
3.6. A análise dos resultados

Objetivos

Competências: Seleccionar métodos e técnicas de investigação em função de problemas de pesquisa;
Problematizar a utilização de técnicas de investigação: análise documental e inquérito por questionário.
Analisar fontes documentais;
Conduzir pesquisas recorrendo ao inquérito por questionário

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de: i) identificar os métodos e as técnicas de investigação sociológica e fazer escolhas adequadas em função de objectivos de pesquisa; ii) construir indicadores a partir da operacionalização de conceitos; iii) utilizar, de forma crítica, dados estatísticos provenientes de fontes secundárias, na investigação sociológica; iv) desenvolver projectos de investigação recorrendo ao inquérito por questionário, desde a construção do instrumento de recolha de informação à planificação do trabalho de campo.

Metodologias de ensino e avaliação

Exposição em aula da matéria constante do programa. Análise e discussão com os alunos de temas específicos. Apresentação de temas, em aula, pelos alunos. Realização dos trabalhos individuais (facultativos) ou em grupo (obrigatórios) e apresentação destes em sala de aula. Acompanhamento e orientação dos alunos na realização dos trabalhos. Aulas de tutoria e explicação das questões em relação às quais os alunos revelam maiores dificuldades. Realização de testes escritos.

Bibliografia principal

Albarello, Luc et al (1997), Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Almeida, João Ferreira e José Madureira Pinto (1990), A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença, 4ª edição. Bryman, Alan (2012), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press (4th edition).
Creswell, John W. (2003), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches, Thousand Oaks, Sage Publications (4th edition). Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1993), O Inquérito - Teoria e Prática, Oeiras, Celta.
Javeau, Claude (1971), L'Enquête par Questionnaire, Bruxelles, Ed. de l'ULB.
Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (orgs.) (1986), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento. Vicente, Paula, Elisabeth Reis e Fátima Ferrão (1996), Sondagens: a Amostragem como Factor Decisivo de Qualidade, Lisboa, Sílabo