Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Atelier II - Informática e Multimédia

Curso

Sociologia

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

133 | 47

Código

ULHT45-16964

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Nesta UC, começa-se por questionar/esclarecer o que é a informática e a análise de dados. Seguidamente, aborda-se o processamento de dados, o equipamento informático (hardware), a linguagem informática (software) e os sistemas operativos. Em termos práticos, passa-se à utilização de processador(es) de texto, base(s) de dados/folha(s) de cálculo, nomeadamente de EXCEL. Segue-se uma breve introdução às aplicações multimédia, com a criação de uma apresentação, por exemplo, em PowerPoint. Uma atenção especial merece o ensino/aprendizagem do "Pacote" Estatístico para as Ciências Sociais (SPSS - Statistical Package for the Social Sciences), ao nível das estatísticas descritivas. Finalmente, trata-se da questão da Internet em Sociologia.

Objetivos

O objetivo fundamental desta UC é iniciar/incentivar os alunos na utilização do computador como instrumento de trabalho nas aplicações que se considera mais úteis, dadas as caraterísticas da Licenciatura em Sociologia, adentro do leque das Práticas Científicas de Análise do Social. Nesse sentido, após uma breve reflexão sobre a Informática para as Ciências Sociais, procura-se desenvolver um trabalho teórico-prático, centrado, principalmente, no ambiente Windows, na utilização de um processador de texto, de uma base de dados/folha de cálculo, de um package específico para análise estatística e de uma aplicação para elaborar e fazer apresentações multimédias, para concluir com uma breve introdução à Internet.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Nesta UC, visa-se desenvolver capacidades e competências dos alunos para: trabalhar com um processador de texto; utilizar uma folha de cálculo e bases de dados; fazer apresentações em sistemas de multimédia; usar o SPSS for Windows para tratamento estatístico de dados; utilizar um browser, e-mail e criar um site e/ou blogue na Internet. Tudo no âmbito da formação em Sociologia.

Metodologias de ensino e avaliação

O processo de ensino-aprendizagem desta UC é baseado numa leccionação/intervenção teórico-prática. Como instrumentos de trabalho, prevê-se uma utilização sistemática de meios informáticos apropriados. A avaliação será preferencialmente contínua, incluindo, pelo menos, para cada aluno, um teste e um trabalho prático, correspondente a 90% da nota final, completados por 10% para a presença e participação em aula.

Bibliografia principal

[1] Antunes, M. A. (2016). Para uma Utilização do SPSS - Statistical Package for The Social Sciences - Guia do Utilizador: Parte I Estatísticas Descritivas (2.ª ed. [1. ed. 2001]). Lisboa: CEPAD/ULHT.
[2] Antunes, M. A. (2009). Datas e acontecimentos na História da Informática. Lisboa: CPES/ULHT.
[3] Azul, A. A. (2002a). Introdução às Tecnologias de Informação: Bloco I. Porto: Porto Editora.
[4] Azul, A. A. (2002b). Introdução às Tecnologias de Informação: Bloco II. Porto: Autor. [5] Elliot, J., et al. (1996). Multimédia ¿ Multimedia: O Guia Completo. Londres/Lisboa: Dorling Kindersley/Jornal Público.
[6] n.a (2008). POWERPOINT Office 2007 -em 60 minutos. Porto: Porto Editora.
[7] n.a (2008). EXCEL Office 2007 -em 60 minutos. Porto: Porto Editora.
[8] n.a. (2007). WORD Office 2007 -em 60 minutos. Porto: Porto Editora.
[9] n.a. (2003). Internet: Internet Explorer * Outlook Express - em 60 minutos Porto: Porto Editora.