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Universidade Lusófona

Economia e Desenvolvimento Social

Curso

Sociologia

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

133 | 47

Código

ULHT45-16966

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Economia, crescimento e desenvolvimento, realçando o papel da economia para o bem-estar social; políticas públicas e as suas fases de implementação, associadas às opções económicas e ao desenvolvimento social; economia social e solidária, decorrente do papel económico gerador de desenvolvimento na sociedade; fases do planeamento socioeconómico, num quadro de economia social; liderança, estratégia e ciclo de gestão, associados ao desempenho das Organizações não-Governamentais; ética e responsabilidade social nas organizações, como elementos para a sustentabilidade económica, social e ambiental; instituições vocacionadas para o desenvolvimento e modalidades de angariação de fundos e de gestão de projetos de desenvolvimento socioeconómico.

Objetivos

A unidade curricular tem por objetivo geral dotar os alunos de conhecimentos, capacidades e competências para compreensão das relações entre economia e desenvolvimento social e os elementos estratégicos, táticos e operacionais que contribuem para a formulação, planeamento e gestão de políticas públicas de desenvolvimento socioeconómico. Ao objetivo geral associam-se políticas públicas, economia social e solidária, liderança, estratégia e gestão de Organizações não-Governamentais; ética e responsabilidade social; desenvolvimento sustentável; fontes de financiamento e gestão de projetos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os alunos deverão obter conhecimentos, capacidades e competências para relacionar economia, crescimento e desenvolvimento social, designadamente através do domínio de matérias ligadas a políticas públicas, planeamento socioeconómico, gestão de organizações não-governamentais, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, angariação de fundos e gestão de projetos de desenvolvimento económico e social.

Metodologias de ensino e avaliação

Utiliza-se métodos mistos: uso dos métodos afirmativo e interrogativo para apresentação de matérias teóricas e envolvimento dos alunos; método interativo visando o debate com os alunos; dinâmica de grupos envolvendo exercícios em sala de aula para consolidação das matérias. A avaliação processa-se do seguinte modo: participação individual (10%); estudos de caso em grupo (40%); frequência individual com consulta (50%). No caso dos estudos de caso, cada aluno tem que participar em pelo menos dois exercícios, e em caso de maior participação serão considerados os dois estudos de caso com melhor pontuação.

Bibliografia principal

[01] Abecassis, F. & Cabral, N. (2000). Análise Económica e Financeira de Projectos. 4ª Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
[02] Bürgenmeier, B. (2005). Economia do Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Instituto Piaget.
[03] Fairholm, M. R. (2009). Leadership and Organizational Strategy. The Innovation Journal: The Public Sector Innovation Journal, vol. 14 (1), 1-16.
[04] Inter-Agency Task Force on Social and Solidarity Economy (2014). Social and Solidarity Economy and the Challenge of Sustainable Development. Geneva: United Nations.
[05] Mendes, V. (2014). O Terceiro Setor, Economia Social e Solidária. Porto: Legis Editora.
[06] Pereira, M. (2013). Gestão para Organizações Não Governamentais. Florianópolis: UNICAMP.
[07] Rego, A.; Sarrico, C. & Moreira, J. M. (2003). Gestão Ética e Responsabilidade Social das Empresas. Parede: Editora Principia.
[08] Sacadura, S. P.; Spers, V. R. E.; Graziano, G. O. & Castro, D.