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Universidade Lusófona

Sociologia da Educação

Disciplina do Curso

Sociologia

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

133 | 47

Código

ULHT45-2648

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

O carácter social da educação; correntes da sociologia da educação; a sociologia da educação em Portugal. Indivíduo e socialização: o papel dos agentes; a educação como meio de controlo social. Educação e mudança social; o papel da educação no desenvolvimento; educação e cidadania. As desigualdades em educação; a selectividade dos sistemas educativos; estratégias e políticas educativas: para uma escola mais eficaz. Escola, família e comunidade: a comunidade educativa; Problemáticas: alei da autonomia; o currículo na óptica da sociologia; a questão da avaliação

Objetivos

Facultar aos alunos o conhecimento teórico essencial sobre as questões que se colocam ao nível da educação enquanto sector social fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Transmitir-lhes as noções mais importantes na área da sociologia da educação e familiarizá-los com a organização do sistema educativo português e os problemas que se lhe colocam. Facultar-lhes o contacto necessário com as questões mais complexas que integram a problemática da educação.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Preparar os alunos para a compreensão do sistema educativo português e dos problemas que afectam o estado da educação em Portugal. Permitir que conheçam a escola, de modo a que possam de forma cabal avaliar e contribuir para o estudo do sistema no nosso país.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas de exposição; debates sobre temáticas previamente preparadas pelos alunos; relatórios a efectuar sobre as duas conferências por convidados especialistas em educação que serão direccionadas para as questões principais da disciplina. Realização de uma frequência e de um trabalho de grupo a apresentar em sessão pública a realizar na Universidade.

Bibliografia principal

Arroteia, J. C. (1991), Análise social da educação, Leiria: Roble Ed.
Benavente, A. (1990) Escola, professores e processos de mudança. Lisboa: L. H.
Bernstein, B. (1975). Langage et classes sociales. Paris: Ed. Minuit Bourdieu, P. et al. (1970) A reprodução. Lisboa: Veja Cabanas,
J. M. Quintana (1989). Sociologia de la educación. Madrid: Dykinson Campos,
Bártolo Paiva (1991). Educação e desenvolvimento pessoal e social. Porto: Edições Afrontamento
Carneiro, Roberto (2001). Fundamentos da educação e da aprendizagem - 21 Ensaios para o século XXI. Vila Nova de Gaia: FML