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Universidade Lusófona

Sociologia I

Curso

Sociologia

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

133 | 47

Código

ULHT45-7159

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A perspetiva Sociológica 1.1. Senso comum versus conhecimento científico. A imaginação sociológica. 1.2. A complexidade do social. O objeto de estudo sociológico. 1.3. Regularidades e singularidades sociais. 1.4. Conceitos fundamentais. 1.5. As ciências sociais e a emergência da Sociologia. Breve história da disciplina em Portugal.
2. Cultura e Sociedade 2.1. Conceitos e definições gerais de sociedade e de cultura; reflexão sobre a diversidade sociocultural; cultura de massas. 2.2. Os conceitos de modernidade, globalização e pós-modernidade. Cultura e multiculturalismo: os hibridismos. 2.3. Cultura e globalização cultural.
3. Estruturas sociais 3.1. As estruturas e instituições sociais na contemporaneidade: uma reflexão sobre o passado e um olhar sobre o futuro. 3.2. Práticas, representações e dinâmicas sociais. 3.3. A interação social na vida quotidiana. 3.4. As sociologias na Sociologia: um retrato nacional.

Objetivos

- Introduzir os alunos no pensamento e nas problemáticas sociológicas;
- Cultivar a imaginação sociológica; - Promover uma atitude crítica face às conceções do senso comum, através do conhecimento dos pressupostos da Sociologia, enquanto ciência dos fenómenos sociais;
- Aproximação aos principais conceitos e práticas de investigação.


Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objeto de estudo específico da Sociologia;
- Aquisição de um quadro analítico que reforce a capacidade de compreensão e de intervenção na sociedade e nas organizações;
- Desenvolvimento de noções gerais e iniciais acerca da escrita de artigos/documentos científicos;
- Desenvolvimento das capacidades individuais e grupais de comunicação oral e escrita e reforço da criatividade, da iniciativa, da disponibilidade para aprender e do trabalho em equipa;
- Sensibilização para as questões éticas e deontológicas que atualmente perpassam a Sociedade da Comunicação e da Informação.

Metodologias de ensino e avaliação

No sentido de promover a reflexividade sobre questões relevantes dos conteúdos programáticos, exige-se a participação ativa dos alunos. As exposições teóricas são complementadas por apresentações de trabalhos orais, seguidas de debate, de modo a desenvolver o sentido crítico e o desenvolvimento de uma perspectiva sociológica. Método: Avaliação contínua nos três módulos: 1. Apresentação oral e escrita, por módulo e em grupo, baseada na literatura obrigatória da disciplina: 15% x 3 = 45% 2. Frequência: 50% 3. Assiduidade, pontualidade, participação: 5%

Bibliografia principal

Berger, P. L. & Luckmann, T. (1999). A Construção Social da Realidade. Lisboa: Dinalivro.
Costa, A. F. (2001). O que é Sociologia. Lisboa: Quimera.
Elias, N. (1980). Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70.
Giddens, A. (2007). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio d'Água.
Pinto, J. M. (2004). Formação, tendências recentes e perspetivas de desenvolvimento da Sociologia em Portugal, Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 46, 11-31.
Serrano, M. (org.) (2013). Um retrato das instituições sociais na sociedade contemporânea. Évora: Universidade de Évora.
Weber, M. (2015). Conceitos Sociológicos Fundamentais. Lisboa: Edições 70.