Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Arte e Turismo

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

104 | 45

Código

ULHT225-14113

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Arte e Turismo Conceito de Arte;
História da Arte e a sua metodologia; Arte, poder, identidades e turismo;
Arte como fator de atração turística em contexto urbano e rural; Arte, museus e turismo;
Importância da Arte para o Turismo e do Turismo para a divulgação da Arte; Perspetiva internacional sobre conservação e uso da obra de arte; Orientações da U.E. sobre a relação entre Arte e Turismo.

2. Arte e Turismo na Europa e Mediterrâneo Pré-História;
Antiguidade Pré-clássica: Egipto e Mesopotâmia; Antiguidade Clássica: Grécia e Roma; Medievalidade Cristã e Islâmica;
NeoClassicismo e a afirmação das «antiguidades clássicas»; Maneirismo e a emergência das «antiguidades nacionais»; Barroco e o esplendor celebrativo;
Neoclassicismo e prelúdios do Turismo: o Grand Tour; Contemporaneidade: entre o Romantismo e a Land-Art.

Objetivos

1. Demonstrar a relevância da cultura, em geral, e da arte, em particular, na motivação e no desenvolvimento do turismo, assim como a sua permanente inter-relação, em especial quanto às artes da Europa, consideradas pela UE como um dos dois pilares nucleares da promoção do Turismo Europeu;
2. Explicitar o conceito de «arte» e os níveis de interpretação «iconográfica» e «iconológica», compreendendo a emergência da arte e da produção artística enquanto expressões a contextualizar geográfica e historicamente, interiorizando diferentes movimentos, estilos, categorias e tipologias artísticos, reconhecendo, ainda, os seus respectivos encomendantes, executantes e fruidores.
3. Dotar os discentes dos instrumentos e recursos essenciais ao apuramento de diferentes competências específicas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1. Obter uma perspectiva alargada da cultura e da sua crescente importância para o desenvolvimento social e turístico;
2. Adquirir conhecimentos gerais basilares à análise estilística e histórica de monumentos e obras de arte;
3. Desenvolver capacidade avaliativa sobre a importância e a oportunidade de criar sinergias positivas entre arte e turismo, visando o desenvolvimento do turismo em meio urbano ou rural;
4. Incrementar atitude crítica face aos processos gerais de formação da arte e da sua relação com o turismo, através de análise de fontes primárias e secundárias;
5. Aplicar os conhecimentos adquiridos ao escrutínio de casos de estudo.

Metodologias de ensino e avaliação

1. Aulas interactivas, com recurso a elementos multimédia, mormente ppt, motivando a reflexão e a discussão oral, conjunta, sobre conceitos e elementos processuais fundamentais. A aprendizagem será acompanhada de trabalhos escritos individuais sobre temas dos conteúdos programáticos e respectiva apresentação e discussão oral, em contexto de sala de aula e de visitas de estudo especialmente organizadas para o efeito, incentivando-se, de igual modo, a participação em reuniões científicas dentro e fora da Universidade, relacionadas com os mesmos conteúdos programáticos.
2. A avaliação é contínua, resultante da presença individual do estudante na sala de aula e respectivo envolvimento na análise de conteúdos programáticos, materializado em discussões orais, seleccionadas, dirigidas e espontâneas, trabalho escrito de grupo (50%) e realização de teste sumativo no final do período lectivo (50%).

Bibliografia principal

AA.VV., História da Arte em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986 (14 vols.)
AA.VV., História da Arte Portuguesa, (Dir. Paulo Pereira), Lisboa, Círculo de Leitores, 1995. BAZIN, Germain, História da Arte. Da Pré-História aos Nossos Dias, Lisboa, Bertrand, 1992.
CALABRESE, Omar, Como se Lê uma Obra de Arte (col. Arte e Comunicação, 64), Lisboa, Ed. 70, 1997 CHÂTELET, Albert ; GROSLIER, Philippe (Dir.), História da Arte Larousse, Lisboa, Círculo de leitores, 1990. 3 vols. GOMBRICH, E.H., História da Arte, Lisboa, Público, 2005.
HAUSER, Arnold, História social da arte e da cultura, Lisboa, Vega/Estante Editora, 1989. JANSON, H. W, A Nova História da Arte de Janson, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
PEREIRA, Paulo, Arte Portuguesa - História Essencial, Lisboa, Temas & Debates, 2011.