Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Economia do Turismo I

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

130 | 45

Código

ULHT225-2560

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O Turismo no Mundo
Evolução do turismo e suas características
Perspectivas
O turismo na Economia Mundial
O turismo em Portugal
2. Motivações Turísticas
Teorias das Motivações
Importância do estudo das motivações
Perfis psicográficos
3. A Procura Turística
Noção e Formação
Elasticidades da Procura
Consumo turístico
Determinantes da procura global
4. A Oferta Turística
Caracterização
Classificações
Elasticidades da Oferta
Destinos
Produtos
5. Mercados e Empresas Turísticas
Conceitos de Mercado Turístico
Tipos de Estruturas de Mercado Turístico
Desequilíbrios
Capacidade de Carga
Questão dos preços
6. Mercados de Factores Produtivos no Turismo
Mercado de Trabalho, dos Recursos e de Capital no Turismo

Objetivos

1. Fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos que lhes permite a compreensão da realidade turística, mormente no ponto de vista económico e motivacional.
2. Garantir-lhes amplos conhecimentos do turismo como actividade económica, das características e das relações que estabelece com outras actividades.
3. Permitir aos estudantes a percepção clara do fenómeno turístico e dos seus efeitos.
4. Proporcionar-lhes os conhecimentos necessários para melhor compreenderem a complexidade do turismo e serem capazes de fazer abordagens mais amplas da actividade turística.
5. Compreender as estruturas de mercado e os mercados dos factores produtivos do turismo

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

. Capacidade para compreender o fenómeno turístico nos seus aspectos económicos e sociais.
. Ser capaz de interpretar a integração do turismo na economia.
. Ser capaz de avaliar as consequências no funcionamento do sistema turístico resultante das mudanças que se operam no mundo.
. Capacidade para compreender o quadro conceptual de referência das estratégias das empresas, organizações e entidades responsáveis pelo desenvolvimento turístico.
. Desenvolver capacidades para a compreensão dos factores que influenciam o turismo permitindo agir num contexto de concorrência global a nível dos destinos e dos produtos turísticos

Metodologias de ensino e avaliação

A. Metodologias de ensino:
Metodologia expositiva: explicar aos alunos os diversos aspectos da economia do turismo, fornecendo conhecimentos e interessá-los para a análise das questões do turismo.
Métodos activos: exemplo prático, estudo de caso, resolução de exercícios, recurso interactivos online.
B. Metodologias de avaliação:
Princípio Base:
Avaliação Contínua
Elementos de avaliação e ponderação:
Assiduidade, Atitude, Empenho e Resultados em Auala: 20%;
Duas Provas de Aferição de Conhecimentos (escritas): 40% cada;
Aluno que participe em evento sendo nele tratadas questões correlacionadas com os conteúdos da Unidade Curricular, poderá elaborar relatório individual para efeitos de avaliação.
Alunos poderão marcar reunião para esclarecimentos durante as aulas ou através do endereço de correio electrónico do docente.
C. Aprovação:
É aprovado discente que obtenha classificação mínima de 10 valores, em resultado da ponderação dos elementos de avaliação referidos.

Bibliografia principal

Bermudez, Isabel Vazquez, 2009, Introducción a la Economia en el Sector Turístico, Editorial Síntesis, Madrid
Cooper Chris, Flechter John, Wanhill Stephen, Gilbert Davis, Shephered Rebeca, 2001, Tourism Principles and Practice, Versão brasileira, Artmed, S. Paulo
Cunha, Licínio, 2013, Economia e Política do Turismo, Lidel, Lisboa
Cunha, Licínio, 2012, O Turismo em Portugal: Sucessos e Insucessos. Edições Universitárias Lusófonas, Lisboa
Morcillo, Francisco Mochón, 2010, Economía y Turismo, McGraw-Hill, Madrid
Stabler J. Mike, Papatheodorou and Sinclair M Thea, 2010, The Economics of Tourism, 2 nd edition, Routledge, New York
Stabler, Mike J.; Papatheodorou, Andreas; Sinclair, M. Thea, 2010, The Economics of Tourism, 2 nd ed., Routledge, New York
Tribe, John, 2011, The Economics of Leisure and Tourism, 4 th ed. Elsevier, Oxford
Vanhove, Norbert, 2011, Economics of Tourism Destinations. Butterworth Heinemann, London