Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Economia do Turismo II

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

152 | 45

Código

ULHT225-2574

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Teorias justificativas do turismo internacional
Vantagens comparativas
Teoria das dotações factoriais
Teoria das vantagens competitivas
Teoria da procura interna
2. Política Económica e Política do Turismo
A integração do turismo na política económica
Política de turismo no desenvolvimento económico português
3. União Europeia e a Economia do Turismo Supranacional
Construção Europeia e o turismo
Política económica do turismo na União Europeia
4. Efeitos económicos do turismo
Efeitos sobre as estratégias de desenvolvimento e o desenvolvimento regional
Efeitos sobre a produção e os investimentos turísticos
Efeitos sobre os preços e o emprego
Efeitos sobre a balança de pagamentos
Efeitos sobre as receitas fiscais
Efeitos económicos externos
5. Avaliação económica dos recursos turísticos
Fundamentos teóricos
Índice do potencial turístico de zona turística
6. Contas Nacional e Satélite do Turismo
Objectivos e princípios básicos das CN e CST
Procedimentos e Result

Objetivos

Objectivos Gerais:
1) Dotar o aluno da capacidade para entender o funcionamento da economia do turismo, através do conhecimento e da análise das teorias e dos mecanismos económicos que determinam a actividade turística internacional, e
2) Sensibilizar o aluno para o papel do turismo no modelo de desenvolvimento e da importância dos seus efeitos enquanto actividade económica e social na esfera global e da sociedade.
Objectivos Específicos:
3) Compreender e aprofundar os mecanismos de funcionamento da economia do turismo;
4) Conhecer o papel do turismo no âmbito da política económica, nacional e europeia;
5) Identificar os efeitos económicos do turismo e o seu contributo para o desenvolvimento económico e social;
6) Conhecer os instrumentos de avaliação económica dos recursos turísticos, e
7) Conhecer os fundamentos, os princípios e os principais agregados da Conta Satélite do Turismo, e conhecer a importância do turismo nas contas nacionais.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Ao concluir a unidade curricular o discente deve ter adquirido as seguintes competências:
¿ Dominar todo o instrumental teórico-prático da economia do turismo, que lhe permita a tomada de decisão racional, quer assumindo o papel de consumidor, quer o de profissional e/ou de empresário.
¿ Capacidade de compreensão do funcionamento da economia turística a nível global e nacional;
¿ Desenvolver capacidades para a compreensão dos factores que influenciam o turismo permitindo agir num contexto de concorrência global;
¿ Capacidade para avaliar os efeitos do turismo e a sua importância económica e social;
¿ Capacidade de compreensão das relações existentes entre a economia do turismo e as restantes actividades económicas;
¿ Capacidade para desenvolver acções para a melhoria da competitividade da actividade turística, e
¿ Capacidade para compreender a adequação do desenvolvimento económico do turismo às condicionantes dos factores que o determinam.

Metodologias de ensino e avaliação

A. Metodologias de ensino:
Metodologia expositiva: explica-se os aspectos da economia do turismo e desperta-se o interesse na análise das questões do turismo.
Métodos activos: estudo de caso, resolução de exercícios e debates em grupo, cimentando conhecimento e problematizando temáticas da economia do turismo.
Métodos activos: exemplo prático, estudo de caso, resolução de exercícios, recurso a audiovisuais e interactivos online.
B. Metodologias de avaliação:
Princípio Base:
Avaliação Contínua
Elementos de avaliação e ponderação:
Atitude, Comportamento e Empenho: 10%;
Duas Provas Aferição Conhecimentos (escritas): 35% cada;
Trabalho de Grupo: 20% e, assiduidade superior a 75 % das horas de contacto leccionadas.
Os alunos poderão marcar reunião para esclarecimentos e orientação dos trabalhos durante as aulas ou através do endereço de correio electrónico do docente.
C. Aprovação:
Classificação mínima de 10 valores, na ponderação dos elementos de avaliação

Bibliografia principal

Cerro, F. L., 1993, Tecnicas de Evaluatión el Potencial Turistico, MICT, Madrid
Cunha, Licínio, 2013, Economia e Política do Turismo, Lidel, Lisboa
Cunha, Licínio, 2012, O Turismo em Portugal: Sucessos e Insucessos. Edições Universitárias Lusófonas, Lisboa
OMT - Organização Mundial do Turismo, 1999, Conta Satélite do Turismo: Quadro Conceptual, OMT, Madrid
Reece, William S., 2009, The Economics of Tourism, Elsevier Butterworth-Heinemann, Oxford
Stabler J. Mike, Papatheodorou and Sinclair M Thea, 2010, The Economics of Tourism, 2 nd edition, Routledge, New York
Stabler, Mike J.; Papatheodorou, Andreas; Sinclair, M. Thea, 2010, The Economics of Tourism, 2 nd ed., Routledge, New York
Tribe, John, 2011, The Economics of Leisure and Tourism, 4 th ed. Elsevier, Oxford
Vanhove, Norbert, 2011, Economics of Tourism Destinations. Butterworth Heinemann, London