Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Elaboração e Análise de Projetos Turísticos

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

128 | 45

Código

ULHT225-13758

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A evolução do conceito de projeto
2. Tipos de projeto de investimento turístico
3. Análise Estratégica de Projetos
3.1. Tipos de estratégia e instrumentos de análise
3.2. Planeamento estratégico de marketing
4. A decisão económica e a decisão de financiamentos dos investimentos
5. Noção de avaliação. Modalidades de avaliação de políticas, programas, projetos de desenvolvimento e ordenamento
6. Critérios de avaliação de projetos: critérios financeiros, económicos, sociais e ambientais
7. Principais conceitos e métodos de avaliação financeira de projetos
8. Avaliação a preços constantes e correntes
9. Preparação de um dossier de investimento (estudo de casos)
10. Orientações para a elaboração de um projeto de investimento em turismo

Objetivos

Nesta disciplina procura-se transmitir informação útil e relevante para os alunos que se iniciam nas questões financeiras dos projetos de investimento através do fornecimento de um suporte teórico e prático sobre a problemática da gestão e planeamento do turismo ou da gestão de empresas turísticas. Assim, proporciona-se uma formação científica e técnica no âmbito da avaliação financeira, económica e social. Saber organizar, executar e analisar projetos de investimento, determinar qual o melhor meio de financiamento disponível no mercado e os pontos sensíveis dos projetos e criar condições de minimização do risco de investimento constituem os objectivos fulcrais desta unidade curricular.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Avaliação de Investimentos
- Empreendedorismo (Criação de um negócio turístico)
- Conhecimentos sobre critérios de Avaliação e Decisão de Investimentos
- Calculo de Empréstimos Bancários
- Planos de atividades e orçamentos anuais

Metodologias de ensino e avaliação

Como os alunos têm que desenvolver parte do seu projeto em aula a presença em aula é considerada para a avaliação contínua. Para terem aprovação na disciplina os alunos terão ainda de ter aproveitamento nas seguintes critérios de avaliação:
Elaboração de um projeto de investimento turístico repartido por: Estudo de Mercado e Estudo de Viabilidade. Cada um dos projetos elaborados pelos alunos será objeto de apresentação e defesa. Assim, nesta unidade curricular serão adotadas as seguintes seguintes ponderações:
Trabalho (Projeto) 1ª Parte (capitulo 3) ¿ entrega através de carregamento no Moodle até 18 de Março 2016 15%
Trabalho (Projeto) 2ª Parte (capitulo 3, 4 e 5)¿ entrega através de carregamento no Moodle até 29 Abril 2016 25%
Trabalho (Projeto) 3ª Parte (todo o documento) ¿ entrega através de carregamento no Moodle até 03 de Junho 2016 45%
Discussão do Trabalho ¿ nas 3 últimas aulas antes do término das aulas 15%

Bibliografia principal

1 Miguel , Antóno PMP, (2006), Gestão Moderna de Projetos- Melhores Técnicas e Práticas, FCA ¿ Editora de Informática, Lda, Lisboa, Abril
2 Miguel , Antóno PMP, (2006), Avaliação de Projetos ¿ Construção do Business Case, FCA ¿ Editora de Informática, Lda, Lisboa, Agosto, 2ª Edição
3 Cebola, A., (2000), ¿Elaboração e Análise de Projetos de Investimento -casos práticos, 1ª edição, Edições Sílabo
4 Araújo, A.J.M., (1999), Manual de Análise de Projetos, Rei dos Livros, Lisboa
5 Barros, C., (1998),¿Decisões de Investimento e Financiamento de Projectos¿,3ª edição, Edições Sílabo Bibliografia Complementar
6 Guilding, Chris, (2002), Financial Management for Hospitality Decision Makers, Butterworth-Heinemann, Oxford
7 Barros, Hélio, (1995), Análise de Projetos de Investimento, 3ª edição, Edições Sílabo