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Universidade Lusófona

Estatística e Métodos de Pesquisa em Turismo

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

156 | 45

Código

ULHT225-13749

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1 A Sociedade de Consumo e os Critérios de Mercado
2 Sociedade do Hiperconsumo
3 O Comportamento nas Organizações: seus níveis de complexidade
4 Sistema, estrutura, desenvolvimento social e cultura organizacional
5 A motivação e a Liderança nas Organizações
6 A Gestão Participativa
7 Inovação e Desenvolvimento Sustentado Empresarial
8 A ciência económica
9 A economia normativa e positiva.
10 A escassez e a fronteira de possibilidades de produção
11- Factores e modos de produção.
12 A teoria do consumidor, produtor e dos mercados
13 A oferta e a procura agregadas
14 A contabilidade nacional
15- Política monetária, financeira e orçamental
16 Crescimento e desenvolvimento económico
17 As grandes doutrinas económicas
18 - A economia e o marketing

Objetivos

Esta unidade curricular compõe-se de duas vertentes de estudo: A primeira alusiva ao enquadramento da sociedade actual e da gestão do comportamento nas organizações, seus subsistemas estruturais, relacionais e interpessoais na dinâmica e reforço das dimensões éticas para o desenvolvimento sustentado empresarial. A segunda alusiva à ciência e ao sistema económico, nas suas vertentes micro e macroeconómicas e as relações com o marketing.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes:
. Aptidões para se antecipar e adaptar às mudanças que caracterizam a sociedade atual;
. Aprender a caraterizar e lidar com sistemas complexos e arranjar as soluções adequadas;
. Identificar a terminologia específica utilizada no contexto do marketing e da economia;
. Compreender o equilíbrio entre objectivos definidos, recursos disponíveis e as oportunidades identificadas no actual mercado global;
. Discutir de forma aprofundada e estruturada uma estratégia de acção transversal à economia e à sociedade tendo como pano de fundo o marketing;
. Ganhar técnicas de análise crítica que serão futuramente necessárias para a elaboração da dissertação.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino assenta numa aplicação, por um lado, de base teórica dos principais autores que reflectem sobre as realidades nas expostas linhas programáticas, no sentido de proporcionarem aos discentes um alargado e adequado campo de referências de pesquisa, com maturidade reflexiva. E, por outro, um sentido de aplicação prática de casos de estudo em espaço de aula que reflectem os princípios orientadores da unidade curricular.
O regime de avaliação desta unidade curricular irá traduzir-se na construção de um ¿paper¿ individual (máximo 15 páginas, incluindo bibliografia) que os discentes terão de construir e que poderá versar sobre uma ou várias linhas programáticas da unidade curricular. O objectivo principal deste modelo de avaliação visa a teorização dos discentes acerca das matérias leccionadas, no pressuposto da interligação de autores, e ainda, na sua construção de opinião.

Bibliografia principal

BALDWIN, TIMOTHY; ¿Rubin, Robert; ¿Bommer, Bill (2015), Gerenciando o Comportamento Organizacional: O Que os Gestores sabem e fazem, Elsevier: Brasil.
BOYES, William; Melvin, Mickael (2012), Microeconomics, South-Western CENGAGE Learning: USA.
BRANDÃO, Nuno Goulart; e outros (2011), Responsabilidade Social em Portugal, Bnomics Editora, Lisboa;
CAETANO, António; FERREIRA, José M. Carvalho; GONÇALVES DAS NEVES, José (2011), Manual de Psicossociologia das Organizações, Escolar Editora, Lisboa;
CARLIN, Wendy; Soskice, David (2014), Macroeconomics: Institutions, instability and the financial system, Oxford University Press: United Kingdom.
CHAMBEL, Maria José; CURRAL, Luís (2008), Psicologia Organizacional ¿ da Estrutura à Cultura, Livros Horizonte, Lisboa;
DWIVEDI; D. N. (2010), Macroeconomics: Theory and Policy, McGraw-Hill: New Delhi.
FERREIRA, Paulo (2015), Empreendedorismo: uma análise sintética, Sílabas Desafios: Portugal.
JESUÍNO, J. C. (2005), Processos de Liderança, Livros Horizont