Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Estatística e Métodos de Pesquisa em Turismo

Disciplina do Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

156 | 45

Código

ULHT225-13749

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Pesquisa
1.1 Instrumentos e regras de pesquisa
1.2 Técnicas recolha dados: questionários/entrevistas
1.3 Dados quantitativos/qualitativos
2: Modelo uni-equacional de regressão linear
2.1 Problemática, horizontes, principais técnicas de previsão
2.2 Princípios e etapas de uma previsão. Regressão: descrição geral e interpretação gráfica
2.3 Método mínimos quadrados (MMQ)
2.4 Hipóteses MMQ
2.5 Propriedades amostrais do MMQ
2.6 Teste qualidade do ajustamento e correlação
3: Séries cronológicas
3.1 Análise uma série temporal
3.2 Objectivos estudo
3.3 Componentes
4. Inferência Estatística
4.1 Estimação pontual e regional
5. Testes de hipóteses
6. Uma amostra
6.1 Qui quadrado
6.2 Kolmogorov Smirnov
7. Duas amostras independentes
7.1 Teste Fisher
7.2 Teste Qui quadrado
7.3 Teste Mediana
7.4 Teste Mann-Whitney
8. Duas amostras emparelhadas
8.1 Teste McNemar
8.2 Teste Wilcoxon
8.3 Teste Sinais

Objetivos

A presente unidade curricular tem como objetivos principais:
Proporcionar aos discentes um sólido conjunto de conhecimentos teórico-práticos, que lhes permitam não só utilizar a estatística como suporte aos estudos turísticos, mas também saber utilizar de forma eficiente as várias alternativas existentes em termos de métodos de pesquisa de dados.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta unidade curricula pretende dotar os alunos:
Da opção de escolha das técnicas mais adequadas em termos de pesquisa de dados.
Utilização das mesmas em contextos distintos.
Da capacidade crítica em termos de utilização das ferramentas mais adequadas para formalizar e interpretar adequadamente e de forma crítica os estudos estatísticos no âmbito do turismo.
Dominar os instrumentos necessários para compreender e interpretar a realidade das actividades turísticas e o meio envolvente.
Conseguir interpretar os dados de forma eficiente, após a utilização dos testes seleccionados.
Saber distinguir entre amostras independentes e emparelhadas.
Utilizar técnicas de previsão de dados para estudos turísticos.

Metodologias de ensino e avaliação

Os objectivos anteriormente definidos são operacionalizados através de aprendizagem teórica e prática. Desta forma, as aulas dividir-se-ão entre aulas mais expositivas por parte do docente e aulas mais práticas de construção, análise e discussão de casos concretos. Nestas os alunos serão estimulados a procurar bibliografia e documentos que possam ter interesse para os temas definidos.
A avaliação será contínua recorrendo-se a várias metodologias: apresentação oral e escrita de casos com subsequente discussão. Haverá ainda um momento individual que corresponderá à construção de um relatório sobre um caso prático.
São adoptados os seguintes elementos de avaliação, com as seguintes ponderações:
Elemento de Avaliação Ponderação na nota final Obrigatório Facultativo
Participação nas aulas 5% x
Trabalho de Grupo 40% X
Caso Prático 55% x
Quem reprovar, pode realizar uma prova de exame final de época normal e ainda a um exame de recurso.

Bibliografia principal

1 PEREZ, Amparo (2001), Apuntos de Metodologia de la Investigación en Turismo, OMT, Spain.
2 FINN, Elliot; White M.; Walter M. (2000), Tourism and Leisure Research Methods. Data Collection, Analysis and Interpretation, Harbow Pearson Education
3 CRESWELL, JOHN (2009), Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, Sage Publications, USA.
4 CORDER, Gregory; Foreman, Dale (2009), Nonparametric Statistics for non-statisticians: a step-bt-step Approach, John Wiley & Sons, USA.
5 SMITH, Stephen (2010), Practical Tourism Research, Cabi Tourism Texts, USA.