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Universidade Lusófona

Estratégia e Controlo de Gestão de Empresas Turísticas

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

128 | 45

Código

ULHT225-13757

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: na qual se adquirem as principais dimensões da empresa turística, se explicitam os seus objectivos e se enumeram as variáveis condicionantes do seu posicionamento estratégico;
2. Estratégia: na qual se desenvolve a evolução conceptual da estratégia e se identificam as principais escolas estratégicas na gestão de empresas turísticas;
3. Formulação Estratégica: na qual se desenvolve uma metodologia de formulação estratégica empresarial turística, com destaque para a aplicação (em concreto) de ferramentas de avaliação do posicionamento estratégico;
4. Controlo de Gestão: na qual se procede à análise do desempenho dos gestores operacionais, à luz das escolas da absorção e da contribuição, e se operacionalizam painéis de gestão adaptados às empresas turísticas.

Objetivos

1. Promover a reflexão e adquirir aptidões para a gestão estratégica das empresas turísticas;
2. Dotar os alunos de ferramentas práticas necessárias aos quadros intermédios das empresas turísticas com capacidade para identificar os problemas estratégicos e contribuírem para a sua solução;
3. Garantir aos alunos a aquisição de ideias, conceitos e atitudes com vista à inovação, à mudança organizacional, à qualidade da gestão e à prestação de serviços de turismo;
4. Proporcionar o conhecimento das estratégias desenvolvidas pelas empresas turísticas e as ferramentas necessárias à concepção e implementação de um sistema de controlo de gestão e acompanhamento das atividades dos gestores.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Capacidade para desenvolver o processo de formulação estratégica numa empresa turística, identificar asestratégias alternativas e implementar a estratégia seleccionada;
Capacidade para acompanhar a implementação de uma estratégia numa empresa turística;
Capacidade para compreender o contexto internacional de uma empresa turística;
Capacidade para reflectir sobre o sistema de controlo de gestão adequado a uma empresa turística e para dotar os gestores de elementos-chave para orientação das suas decisões estratégicas;
Capacidade para estruturar e implementar Centos de Responsabilidades em empresas turísticas;
Capacidade para elaborar um Painel de Gestão numa empresa turística.

Metodologias de ensino e avaliação

Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de execução, análise e síntese, de pesquisa, de crítica e de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos.
-Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência
-Participativas, com resolução e análise de casos práticos de aplicação
-Participativas, com análise e discussão de casos práticos de estudo e/ou de textos de apoio e leitura
-Ativas, com realização de mini casos e trabalhos individuais e/ou de grupo
-Auto estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
2 modalidades de avaliação:
Avaliação contínua:
Participação e assiduidade -5%
Trabalhos de grupo -45%
Teste final individual -50%
Requisitos:
Assiduidade mínima de 75%
Aprovação na UC com uma média mínima de 10 valores, depois de ponderados todos os instrumentos de avaliação.
Avaliação não contínua:
Um exame final 100%
Aprovação com classificação mínima de 10 valores

Bibliografia principal

EVANS, N. (2015). Strategic Management for Tourism, Hospitality and Events. 2nd edition. Routledge: New York
JORDAN, H., NEVES J. C., RODRIGUES, J. A. (2015). O Controlo de Gestão ao serviço da estratégia e dos gestores. 10ª edição. Áreas Editora: Lisboa