Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Geografia do Turismo

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

78 | 30

Código

ULHT225-5234

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

TURISMO COMO FENÓMENO GEOGRÁFICO
Geografia do turismo: Revisão
Transformações estruturais das sociedades humanas em diferentes domínios

TURISMO, FENÓMENO A ESCALA MUNDIAL
Evolução do turismo, modernidade e pós-modernidade
Tendências internacionais

A GEOGRAFIA E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO
Valores do clima como recurso turístico

A GEOGRAFIA E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO
Do local ao global, a utilização do turismo como vector de desenvolvimento
Sustentabilidade dos territórios
Capacidade de carga e os limites de utilização do território
Diferentes categorias, enquadramentos e potencialidades da actividade turística

DOMÍNIOS GEO-SISTÉMICOS E POTENCIALIDADES TURÍSTICAS NO QUADRO MUNDIAL
Influência dos factores geográficos na localização turística.
Contextos e práticas: Estudo de Caso

Objetivos

Incentivar nos alunos o desenvolvimento de ideias, conceitos e atitudes, do ponto de vista científico e cultural, abertura à inovação e mudança norteadas por preocupações de qualidade na prestação de serviços de turismo;
Promover conjunto de conhecimentos de âmbito alargado e a aquisição de competências específicas para a concepção e execução das tarefas características da actividade turística;
Formar profissionais com elevada qualidade técnica e científica em áreas relacionadas com a geografia do turismo, que lhes permitam responder de forma criativa às exigências da actividade;
Contribuir ao nível da aquisição do perfil correspondente às saídas profissionais do curso.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Conhecer e dominar, em contexto prático, os termos e conceitos associados à Geografia do Turismo;
Conhecer as noções de espaço territorial e ordenamento do território que permitam compreender, os fluxos e os mercados emissores;
Entender e discutir estratégias de planeamento e gestão do turismo em diferentes escalas;
Enquadrar informação de referência nos princípios e teorias correspondentes;
Analisar a diversidade e interdependência entre o local e o global;
Analisar a diversidade e interdependência entre os ambientes natural e o social;
Procurar informação pertinente e actualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis;
Manifestar sensibilidade para com as questões do turismo, envolvendo-se nos trabalhos a realizar, procurando ser original, relevante e pertinente.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias: Privilegiar-se-á uma abordagem conceptual, apoiada e complementada pela análise da realidade internacional e portuguesa no âmbito da Geografia do Turismo, pela exposição de matérias em aula (aulas teóricas e teórico-práticas) com vista à aquisição de competências teórico-práticas, focalizando as dinâmicas de ensino em duas vertentes: No conhecimento ¿explícito¿, tendo por base a bibliografia proposta e/ou outras de manifesto interesse, com recurso às metodologias de projecto e às pedagogias activas, culminando com a realização de um Trabalho de Projecto; No conhecimento ¿tácito¿ e ¿epistemológico¿, mediante o debate de ideias relacionado com as problemáticas assentes na emergência de paradigmas que tangem à Geografia do Turismo (análise crítica e debate de algumas investigações).
Critérios de Avaliação: Teste Escrito (60%); Trabalho de Projecto (25%); Elaboração da Recensão de um Artigo (15%).

Bibliografia principal

1 Boniface, B. G.; Cooper, C. (2004). Worldwide destinations: The geography of travel and tourism. 4ª Edição, Oxford: Butterworth Heinemann.
2 Cunha, L. (2006). Economia e Política do Turismo. Lisboa: Editorial Verbo.
3 Hall, M. & Page, S. (2006). The geography of tourism and recreation: environment, place and space (3ª ed) London: Routhledge
4 Diego A. Barrado & Jordi C. (2009). Geografía Mundial del Turismo. Madrid: Editorial Sintesis.
5 Williams, S. (2009). Tourism Geography: A new synthesis (2ª ed) London: Routhledge