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Universidade Lusófona

Gestão de Agências de Viagens

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

84 | 30

Código

ULHT225-5854

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Parte I - Operadores Turísticos
Parte II - Agências de Viagens Tradicionais
Parte III - Pacotes Turísticos
Parte IV - Guias Intérpretes e Agências de Viagens
Parte V - Agências de Viagens Virtuais e Centrais de Reservas Turísticas
Parte VI - Sistemas de Distribuição Global

Objetivos

Permitir ao estudante a compreensão, o desenvolvimento de ideias, conceitos e atitudes, do ponto de vista técnicocientífico, em relação às Agências de Viagens e Turismo.
Fornecer mecanismos de gestão que permitam, através da aposta na inovação, contribuir para uma prestação de serviços turísticos de qualidade na distribuição turística.
Produzir um amplo conjunto de conhecimentos que permitam a aquisição de competências específicas para a concepção e execução das funções características de Agências de Viagens e Turismo.
Dotar os estudantes de um perfil que se caracterize por articular interesses pessoais, do grupo e da organização de trabalho, em defesa da ética e da responsabilidade, refletindo o futuro das Agências de Viagens e Turismo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta UC pretende qualificar para atuar no mercado de trabalho e contribuir determinantemente para um equilíbrio da gestão de agências de viagens, prevalecendo o respeito pelos produtores, operadores e consumidores tendo em conta a qualidade de serviço de todos os intervenientes do turismo. Com efeito, definiram-se competências instrumentais, cuja aquisição por parte do estudante fornecerá os respetivos créditos.
Domínio técnico e científico da actividade da intermediação turística;
Liderança, inovação e empreendedorismo;
Capacidade de negociação;
Criar e organizar produtos e serviços turísticos;
Trabalho em equipa;
Espírito crítico e autocrítico;
Domínios de cultura geral e cultura turística;
Metodologias próprias de trabalho.

Metodologias de ensino e avaliação

Apresentação e explanação dos conteúdos pelo docente (método expositivo e demonstrativo).
Exercícios realizados pelo estudante, em grupo ou individualmente.
Período de tutoria reservado para discussão de temas abordados nas sessões teóricas, ou na preparação de trabalhos, presencialmente ou a distância.
Seleção de artigos ou obras relacionadas diretamente com a unidade curricular, a fim de fornecer sustentação ao conteúdo em estudo.
Conferências e Congressos.
Período de trabalho autónomo.
Elementos de Avaliação Ponderação na nota final:
- avaliação contínua (10%)
- frequência teórica (15%)
- prova prática do Galileo (75%)

Bibliografia principal

Abranja, N., Alcântara, A., Braga, C., Marques, A. e Nunes, R. (2012), Gestão de Agências de Viagens e Turismo. Lisboa: Lidel.
Buhalis, D. e Ujma, D. (2006). Tourism business frontiers: consumers, products and industry. Edição de Buhalis, Dimitrios e Costa, Carlos. Burlington: Butterworth-Heinemann/Elsevier.
Costa, Carlos (2006). Tourism management dynamics: trends, management and tools. Burlington: ButterworthHeinemann/Elsevier. pp. 236-243.
Cunha, L. (2006) Economia e Política do Turismo. Lisboa: Ed. Verbo. Martínez, B. A. (2002). Los Canales de Distribución en el Sector Turístico. Madrid: Ed. ESIC.