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Universidade Lusófona

Gestão de Empresas Turísticas

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

126 | 45

Código

ULHT225-5843

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. As empresas turísticas/hoteleiras
Os gestores, a gestão e as empresas

II. O conceito de estratégia e gestão
A estratégia e a gestão na hotelaria/turismo

III. Os tipos de estratégias na gestão
As estratégias nacionais
As estratégias internacionais
A estratégia de internacionalizaçãoAs alianças estratégicas
As fusões e aquisições

IV. O processo de formulação estratégica
A análise do contexto ¿ market share
A selecção dos fatores estratégicos para tomada de decisões
Os objectivos que direccionam a estratégia
Revenue & yield management

V. A implementação estratégica e de gestão
Os programas, planos, orçamentos e procedimentos
Elaboração de um business plan

Objetivos

Obter uma visão clara da globalidade da empresa turística, da sua estrutura, dos seus processos e funções;
Entender como uma empresa turística molda os seus limites, as suas fronteiras, e como a empresa deteta
oportunidades e formula as suas estratégias;
Ter um bom nível de conhecimento dos conceitos que servem de base à interpretação da realidade da empresa
turística;
Melhorar a tomada de decisão na posse de modelos e métodos qualitativos e quantitativos de análise
Preparar alternativas de ação face às alterações no ambiente externo

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Em termos gerais no fim desta unidade curricular pretende-se que os alunos:
Saibam utilizar as principais ferramentas de gestão tendo em conta as especificidades da atividade turística e a
complexidade das suas organizações.
Desenvolvam a capacidade para tomar decisões. (ao longo de anos na avaliação dos estágios dos alunos do curso
as empresas referem como ponto fraco a capacidade de tomar decisões)- Dominem a importância do comércio eletrónico na gestão futura das empresas turísticas.

Metodologias de ensino e avaliação

A aprovação na disciplina será alcançada com uma avaliação igual ou superior a 10, obtida do seguinte modo:
1- Avaliação contínua que terá uma ponderação de 30% e que consistirá, fundamentalmente, em um (mínimo) ou dois (máximo) testes progressivos (acumulativos da matéria) obrigatórios, realizados ao longo do semestre e previamente programados com a turma. Um destes testes obrigatórios poderá ser substituído por um trabalho de investigação a combinar com o professor.
2- Prova de frequência que terá a ponderação de 70% .
3- Tudo o resto, de acordo com os regulamentos da escola.

Bibliografia principal

Ferreira, M. P., Marques, T., Reis, N., Santos, J.C., (2010), Gestão Empresarial. Lidel, Coleção Manual Prático Lidel,
3ª Edição
Alves, S. (2012), E-Turismo_Internet e negócios do turismo, http://pt.scribd.com/doc/51655350/E-TURISMO-Internete-
negocios-do-turismo
Sezões, C., Oliveira J., Baptista, M.,2006, Business Intelligence, E d i t o r © SPI ¿ Sociedade Portuguesa de Inovação. Consultadoria Empresarial e Fomento da Inovação, S.A.Porto
European Commission, 2004, The European e-Business Market Watch, e-business watch, enterprises publications
World Tourism Organization, 2001, E-Business for Tourism Practical Guidelines for Tourism Destinations and BusinessWorld Tourism Organization Business Council
Porter, M. (1992). Vantagem Competitiva -Criando e Sustentando um Desempenho Superior
S. Paulo: Editora Campus.
Reis , L. (2000). Estratégia Empresarial ¿ Análise, Formulação e Implementação Lisboa: Editorial Presença.