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Universidade Lusófona

Gestão de Recursos Humanos

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

126 | 45

Código

ULHT225-523

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.A Gestão de Recursos Humanos no Turismo
1.1.Mercado de trabalho no turismo
1.2.A imagem do sector do turismo como empregador
1.3.Abordagens flexíveis de emprego no turismo
2.Atracção e gestão de uma força de trabalho efectiva
2.1.Recrutamento e Selecção
2.2.Desenvolvimento e retenção da força de trabalho
2.3.Desempenho e avaliação
2.4.Educação, formação e desenvolvimento- coaching como instrumento de desenvolvimento
2.5.Planeamento de Recursos Humanos
2.6.Desenvolvimento de carreiras e plano de sucessão- tipologia das carreiras contemporâneas
2.7.Recompensas formais e informais
3.Organizações saudáveis, bem estar e produtividade
3.1.Prevenção do stress e do burnout
3.2.Redesenho dos postos de trabalho
3.3.Trabalho em grupo e empowerment
3.4.Gestão da diversidade e da interculturalidade
3.5.Responsabilidade Social. O valor da motivação intrínseca.
3.6.Sustentabilidade e o futuro do trabalho e emprego no Turismo
3.7.Problemas, desafios e oportunidades

Objetivos

Compreensão da importância e papel do activo humano nas organizações relacionadas com o turismo, hospitalidade e lazer;
Capacidade de integração da função Recursos Humanos no conjunto das funções de uma organização turística.
Conhecimento e utilização de técnicas de Recursos Humanos para gerir pessoas.
Adaptabilidade a diversos contextos organizacionais e interculturais. Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos da gestão de pessoas nas diversas actividades do turismo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Compreensão da importância e papel do activo humano nas organizações relacionadas com o turismo, hospitalidade e lazer;
Capacidade de integração da Função Recursos Humanos no conjunto das funções de uma organização turística. Conhecimento e utilização de técnicas de Recursos Humanos para gerir pessoas nas diversas actividades do turismo. Adaptabilidade a diversos contextos organizacionais e interculturais.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologia de ensino:
1ª fase da aula - exposição da temática da aula (25 minutos) ,
2ª fase- investigação dos temas pelos alunos ( 25 minutos)
3ª fase - interacção dos alunos uns com os outros para um maior aprofundamento das matérias e anotação no quadro dos aspectos principais da aprendizagem realizada. (30 minutos)
4ª- fase- realização de casos práticos em cada um dos temas do programa - (semanalmente)
A Avaliação da UC: avaliação contínua + teste escrito (nota final mínima - 10 valores.
A avaliação contínua
avaliação do desempenho do aluno durante o semestre - 60%;
presença dos alunos num mínimo de 75% das aulas e a participação activa nas mesmas;
realização de pequenos exercícios em aula;
trabalho de grupo escrito, e apresentado em aula, relativo a um estudo a realizar numa organização, de acordo com as normas a transmitir.
teste realizado durante o período de aulas - 40%.
Exame final (para quem não obtenha aproveitamento na avaliação contínua)

Bibliografia principal

Baum, T. (2006). Human Resource Management for Tourism, Hospitality and Leisure : An international Perspective. London. Thompson Learning.

Ferreira, I. A.;Frutuoso Martinez, L.; Nuno, F. G.; Duarte, H. (Org.) (2015). GRH para Gestores. Ed. RH.

Gomes, J., Cunha, M., Rego, A., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C. (2014). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições. Sílabo.

Nickson, D. (2013) Human Resource Management for the Hospitality and Tourism Industries. Ed. Routledge.

Riley, M. (2014) Human Resource Management in the Hospitality and Tourism Industry. Ed. Routledge.