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Universidade Lusófona

Gestão Hoteleira

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

104 | 45

Código

ULHT225-531

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Gestão de Operações de um hotel
Layout ( Restaurante ,Cozinha ,Bar,Receção,Quartos)
Monografia de Funções: (Director Geral, Director Alojamentos, Director F&B, Chefe de Cozinha, Chefe de Sala,Horários das equipas)
-Gestão Operacional (Hotel,Organização e Gestão de Eventos - logística de eventos, Orçamentação e Controlo de Eventos)
-Orçamentação de operações de Gestão Hoteleira (Criação de uma matriz com base no conceito, missão e valores da organização; Definição da oferta e das fichas técnicas de suporte;Definição de procedimentos de funcionamento (brigadas, horários e estandartes);Centros de custos da operaçãoCentros de proveitos da operaçãoMapa de exploração Geral;GOP - Gross Operation Profit; Indicadores de exploração e sua análise e interpretação)
-Eficiência da gestão de um restaurante ¿ RevPASH

Objetivos

A unidade curricular visa contribuir para a formação dos alunos ao nível das operações em empresas hoteleiras ao nível do alojamento e dos alimentos e bebidas, neste módulo em particular.
Neste sentido ser-lhes-ão transmitidos conhecimentos teóricos e exemplificadas boas práticas para o desempenho de funções de coordenação da operação em hotelaria.
No final o aluno deverá, com supervisão, ser capaz de participar, organizar e planificar as diversas tarefas inerentes à gestão e operação dos departamentos de alojamento e alimentação e bebidas do hotel

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Aplicar os princípios da gestão da uma unidade hoteleira, na área do alojamento e F&B

Metodologias de ensino e avaliação

Regime de Avaliação Contínua
Realização de 2 provas escritas de avaliação e elaboração de 1 trabalho em grupo, complementada com intervenções individuais ao longo do semestre, como componente teórico-prática.O resultado da avaliação em cada prova será expressa numa escala(0 a 20). A ponderação das provas escrita será de 60% e a ponderação da componente teórico-prática tem o peso de 40% (inclui a participação+assiduidade).
Para cada prova ou do trabalho de grupo existe a necessidade de obtenção de uma classificação mínima igual a 7,5 val.
A avaliação final à unidade curricular refletirá a média aritmética simples das classificações obtidas da totalidade dos momentos de avaliação.
Regime Avaliação Final
Esta avaliação consiste numa prova escrita (exame) no final do semestre. O resultado da avaliação (0 a 20).
A este regime tem acesso os alunos que não obteram classificação mínima de 10 valores na avaliação contínua.
Esta avaliação abrangerá todos os conteúdos leccionados.

Bibliografia principal

APA (AHMED, I., (2004), Hospedagem, Front Office e Governança, Thomson, São Paulo, ISBN: 85-221-0454-9
CÂNDIDO, I., (2001), Governança em Hotelaria, Editora Educs, Caxias do Sul, ISBN: 8570611692
COSTA GONÇALVES, A., Guias Técnicos de Investimento em Turismo ¿ Gestão Em restauração e Bebidas, Edições Cestur, Lisboa, 2006
COSTA, R. (2008), Introdução à Gestão Hoteleira, Lidel, Lisboa, ISBN: 9789727574803
COUSINS, J., FOSKETT, D. GILLESPIE, C. (2002)¿ Food and Beverage Management, Printice Hall ¿ Pearson Education, Dorset
LUISE, F. (2004); Emília e o Food Cost, Edições do Gosto, Lisboa
MARTIN, R. J., (2005), Governança: Administração e Operação de Hotéis, 3ª Edição, Editora Roca, São Paulo, ISBN: 85-7241-537-8
MATA, A., (2000), Dicionário de Terminologia Hoteleira (Front-Office), Prefácio, Lisboa, ISBN: 972-8563-04-3
MATA, A., (2003), Front Office ¿ Operação e Gestão, Prefácio, Lisboa, ISBN: 9728563892