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Universidade Lusófona

Introdução à Economia

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

104 | 45

Código

ULHT225-98

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Fundamentos da Economia
II. Teoria do Comportamento do Consumidor
III. Teoria da Procura e da Oferta
IV. Teoria dos Custos
V. Estado na Economia
VI. Estruturas de Mercado
VII. Macroeconomia

Objetivos

1. Transmitir ao aluno a compreensão dos conceitos básicos da ciência económica;
2. Dotar o aluno com as ferramentas necessárias ao conhecimento da estrutura intelectual básica da economia;
3. Munir o aluno com o acervo teórico e operacional necessário à compreensão das decisões dos agentes económicos (famílias, empresas e Estado), num contexto de economia global;
4. Aplicar os conceitos básicos da ciência económica na análise dos problemas económicos na esfera de uma sociedade e da competição global;
5. Aplicar a teoria económica na resolução de problemas da vida em sociedade.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final do semestre o aluno deve ser capaz de:
. Dominar os principais termos económicos;
. Dominar os fundamentos teórico-práticos da economia e fazer uso deles;
. Compreender o funcionamento dos mercados e as formas de intervenção do Estado na economia;
. Compreender os fundamentos, as razões e as opções presentes na decisão de crescimento ou do desenvolvimento das economias, e
. Dominar as linhas gerais dos grandes debates económicos contemporâneos.

Metodologias de ensino e avaliação

A. Metodologias de ensino:
Expositiva: Explicando aos alunos os princípios fundamentais da teoria económica, transmitindo-lhes as noções básicas e confrontando-os com a resolução de problemas do âmbito da economia.
Activa: exemplo prático, resolução de exercícios, recurso a audiovisuais e interactivos online.
B. Metodologias de avaliação:
Princípio Base:
Avaliação Contínua
Elementos de avaliação e ponderação:
Assiduidade, Atitude e Comportamento: 10%;
Duas Provas de Aferição de Conhecimentos: 35% cada;
Resolução de Exercícios em Aula: 20% e, assiduidade superior a 75 % das aulas.
Os alunos poderão marcar reunião para esclarecimentos e orientação dos trabalhos durante as aulas ou através do endereço de correio electrónico do docente.
C. Aprovação:
Classificação mínima de 10 valores, em resultado da ponderação dos elementos de avaliação referidos.

Bibliografia principal

Frank, Robert H. (2013) ¿Microeconomia e Comportamento¿, McGraw-Hill, Madrid, 8.ª ed.
Mankiw, N. Gregory (2010) ¿Macroeconomia¿, Thomson, Lisboa, 7.ª ed.
Neves, J.C. (2013) "Introdução à Economia", Editorial Verbo, Lisboa, 10.ª ed.
Phelps, E. (1985) ¿Political Economy ¿ An Introdutory Text¿, W W Norton & Co, New York
Samuelson, P.; Nordhaus; W. (2012) "Economia¿, McGraw-Hill, Madrid, 19.ª ed.