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Universidade Lusófona

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

127 | 45

Código

ULHT225-117

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Mundo contemporâneo e sua complexidade horizontal: história do pensamento em paradigmas herdados
a) O paradigma clássico: versões do património greco-latino-árabe;
b) O paradigma moderno: racionalismo e norma no património europeu ocidental;
c) O paradigma pós-moderno: criticismo e vanguarda do património rebelde;
d) Um paradigma contemporâneo? Aporias e dilemas da complexidade.
2.Mundo contemporâneo e sua complexidade vertical: construção dos novos paradigmas
a)Modas e modelos: do existencialismo ao niilismo; do criticismo ao relativismo; da liberalização à anarquia; do ressentimento à indiferença
b)A ruptura epistemológica primordial após as rupturas científicas, sociais e económicas;
c)Autores da ruptura contemporânea: Darwin, Freud, Nietzsche, Sartre, Heidegger, Arendt, Jonas;
d)Responsabilidade, globalidade e sustentabilidade; paradigmas do Futuro?
e)Aplicação destes paradigmas ao campo de investigação profissional em Turismo

Objetivos

Esta UC tem por objectivo a estruturação de uma profunda plataforma de cultura geral (aberta, humanista e epistemológica) que possibilite uma formação universitária integral, crítica e compreensiva do mundo em que vivemos, agimos e trabalhamos. A UC IPC aborda as grandes correntes culturais do nosso tempo, retomando prováveis conhecimentos anteriores dos alunos, questionando-os, projectando-os e redimensionando-os numa cosmovisão integrada. Num último momento programático (alínea e), na área do Pensamento Contemporâneo Aplicado, valorizam-se essas correntes no seu contexto histórico-crítico e numa perspectiva dinâmica de saberes articulados. Esta vertente aplicada visa competências interdisciplinares, argumentativas e criativas para a sociedade actual, de si tão complexa, no prisma agora mormente privilegiado do Turismo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta UC tem como objectivo uma formação universitária integral, séria, crítica e aberta ao mundo contemporâneo. Visa:
1.Reconhecer as características entitativas da cultura actual e global;
2.Identificar as heranças culturais na vida social de um povo, bem como o seu perfil ideológico, político, económico;
3. Respeitar a diversidade antropológica e psicológica entre culturas de hoje;
4. Registar e avaliar a transversalidade e multiculturalidade hodierna;
5. Proteger e preservar a complexidade do nosso tempo, através de paradigmas sustentáveis comuns, tornados mais visíveis no contacto e familiaridade entre os povos (eficaz e eficiente num Turismo cultural e social responsável)

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas teórico-práticas são dadas em modo discursivo e interrogativo, privilegiando o raciocínio e a formação do espírito crítico nos alunos. A exigência da disciplina advém da capacidade argumentativa e sintética dos alunos face à grande matriz cultural contemporânea. A avaliação contínua (na qual se requer um 75% de presenças, com participação em sala de aula, e que vale 10% da nota final), é realizada em duas provas escritas, com igual cotação (45% cada uma da nota final). Nestas, privilegia-se a construção de respostas com sólida informação teórica (com base nos materiais dispensados), mas também a capacidade de argumentar e projectar o campo temático do Turismo as consequências actuais da História Cultural do Pensamento. Sobretudo, valoriza-se a identificação do Pensamento Contemporâneo, mais globalizado, e o seu reconhecimento em evidências do mundo profissional concreto do Turismo.

Bibliografia principal

ARENDT, H. (1997), A Condição Humana, Rio de Janeiro, Forense Universitária
BAUDRILLARD, J. (2003), A Sociedade de Consumo, Lisboa, Ed. 70
MORIN, E. e PRIGOGINE, I. (2000), A Sociedade em Busca de Valores, Lisboa, Piaget.
PANOSSO NETTO, A. (2005). Filosofia do Turismo. Teoria e Epistemologia. São Paulo, Editora Aleph
POPPER, K. (1991), Sociedade Aberta, Universo Aberto, Lisboa, D. Quixote.
ROJEK, C. (2005). Leisure Theory. Principles and Practice, N.Y.Palgrave, Macmillan