Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Introdução ao Turismo

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

130 | 45

Código

ULHT225-520

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.Fundamentos do turismo
Os elementos conceptuais sobre tempos livres, lazer e turismo
As tipologias de turismo
A segmentação do turismo: o turismo de nicho
O turismo como sector da actividade económica: o efeito multiplicador
O sistema turístico e os seus componentes
Modelo do ciclo de vida dos destinos turísticos
O carácter multidisciplinar da actividade turística
2. Elementos estruturais da actividade turística
A procura turística e a oferta turística que caracterizam a atualidade
Customer Service in Hospitality, Leisure, Travel and Tourism
3. A génese da actividade turística
Da idade clássica à idade contemporânea
A perspectiva das tendências internacionais e nacionais
A posição do turismo português face ao turismo mundial: a atualidade
4. O turismo em Portugal: realidades e competências
O potencial turístico de Portugal: vocações, oportunidades e constrangimentos
5. Ética profissional no Turismo
6. A organização pública e privada do Turismo

Objetivos

Pretende-se com esta unidade curricular que o estudante, que agora iniciou o seu estudo na área do Turismo, apreenda a génese da actividade turística, as suas características, os seus componentes, assim como a sua tipificação.
Procura-se que o estudante contacte com os principais conceitos e técnicas da operação turística e que sejam sensibilizados para a integração socioprofissional de forma a desenvolverem as suas aptidões e preferências pessoais para as diferentes valências da actividade turística.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se com esta unidade curricular que o estudante, que agora iniciou o seu estudo na área do Turismo, aprenda em primeiro lugar a génese da atividade turística e a sua tipificação. Dada a complexidade do turismo tradicional vivida nas últimas décadas nas sociedades pós-industriais, o aluno deve compreender o fenómeno turístico e todos os elementos que o compõem e o dinamizam.

Metodologias de ensino e avaliação

A avaliação deste módulo é composta por uma apresentação oral em forma de Pitch (5 minutos) sobre um determinado produto turístico. Esta curta apresentação reunirá as competências adquiridas em todas matérias, ao longo do módulo (40%).
Teste escrito (40%) e presença nas aulas (10%). É expressamente proibida a realização de trabalhos com base em plágio de documentos escritos por outros autores.

Bibliografia principal

BAPTISTA, Mário (2003) Turismo ¿ Gestão Estratégica, Lisboa: Editorial Verbo.
COOPER et al. (2005), Turismo, Princípios e Prática, 3ª Edição, São Paulo: Bookman.
Cunha, L., Abrantes, A. (2013). Introdução ao turismo (5ª ed.). Lisboa: LIDEL.
Mill, R., & Morrison, A. (2002). The tourism system. (4th ed.).Dubuque,Iowa: Kendall/Hunt Publishing.
PINA, Paulo (1988), Portugal ¿ O Turismo no Século XX, Lisboa: Lucidus Publicações.
POON, Auliana (1993) Tourism, Technology and Competitive Strategies, New York: Cab International.
RITA, Paulo et al. (2004), Tendências Internas em Turismo, 2ª Edição, Lisboa: Lidel.
TURISMO DE PORTUGAL (2007) Plano Estratégico Nacional de Turismo, Lisboa: TP.
UMBELINO, J. e DIAS, F. (2017) Planeamento e Desenvolvimento Turístico, Lisboa: Lidel.