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Universidade Lusófona

Liderança e Comportamento Organizacional

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

128 | 45

Código

ULHT225-13747

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O que é «liderar»? Actualização do conceito «teorias da liderança» face ao mundo contemporâneo. Heranças clássicas e actuais rupturas epistemológicas.
2. Como «liderar hoje»? Liderança e globalização; liderança e realidade virtual; liderança e anti-liderança. Vinculação ao caso do Turismo e às suas realidades específicas.
3. Análise dos diferentes perfis de liderança segundo as variações do comportamento organizacional: a perspectiva das neurociências; a perspectiva da psicologia aplicada às organizações; a consideração ética do assunto. Vinculação ao caso do Turismo e às suas realidades específicas.
4. Liderança, responsabilidade e sustentabilidade: os limites do sucesso. Vinculação ao caso do Turismo e às suas realidades específicas.

Objetivos

Esta UC visa três grandes objectivos:
1. Fundamentar bases teóricas sólidas (a nível de gestão empresarial e de psicologia das organizações) sobre os actuais perfis de liderança profissional;
2. Distinguir criticamente os melhores modelos de liderança através dos mais sadios e equilibrados comportamentos organizacionais (que eles provocam ¿ou não);
3. Vincular ao mundo do Turismo estes conhecimentos e suas consequências, no sentido de preparar os profissionais futuros com realismo ético e responsabilidade social no seu desejo de sucesso.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Visam-se três tipos de competências na distribuição deste Programa Curricular, dada a sua tripla qualificação enquanto programa teórico, crítico e prático:
1. Identificar e caracterizar os modelos de liderança através do perfil do líder, dos modelos empregues e dos comportamentos suscitados (fundamentos teóricos):
2. Analisar e valorizar, positiva ou negativamente, as consequências laborais, sociais, psicológicas e criativas dos modelos de liderança em causa (fundamentos críticos);
3. Aplicar e adaptar ao mundo contemporâneo (dinâmico e complexo) os fenómenos empresariais do Turismo, sem perder de vista as vinculações éticas da responsabilidade pessoal e social (fundamentos práticos e laborais).

Metodologias de ensino e avaliação

As primeiras oito aulas serão teóricas e expositivas a cargo da Docente, que aborda directamente o primeiro e o segundo pontos do Programa. Após esta base de fundamentos, os alunos iniciam um trabalho científico de pesquisa temática e bibliográfica (por sorteio e sob coordenação docente individual), que devem apresentar em sala de aula, constituindo pequenos grupos de trabalho em equipa. As restantes aulas da UC decorrem em estilo prático e funcional, sendo a primeira meia hora gasta na exposição do tema relativo a LCO (e que vale 25% da nota final), após o que se segue um debate orientado com a Docente e com a turma, relativo ao mesmo assunto (valendo 30% da nota final), Após estes dois momentos de exposição e de discussão crítica, o grupo de alunos deve apresentar (no último dia de aulas) um extenso Relatório de Investigação final (que vale 45% da nota da UC), onde colmata lacunas e expõe a fundo toda a argumentação da investigação resultante, com especial enfase ao mundo do Turismo

Bibliografia principal

Balcão, Yolanda Ferreira & Cordeiro, Alerte Leite (1979). O Comportamento Humano na Empresa. Rio de Janeiro: FGV - Instituto de Documentação Editora Fundação Getúlio Vargas.
Barracho, Carlos (2012). Liderança em Contexto Organizacional. Lisboa: Escolar Editora.
Bennis, W. & Nanus, B. (2001) Líderes: Estrategias para un liderazgo eficaz, Barcelona, Ed. Paidós Ibérica S. A.
Goleman, Daniel (1995) Emotional intelligence. New York: Bantam Books
Kanungo, R.;Mendonça, M.(1996) Ethical dimensions of leadership.Thousand Oaks: Sage
Kouzes, J; Posner, B. (2006) A Leader's Legacy: Critical questions all leaders must ask themselves to leave a lasting impact, ed. Jossey-Bass
Maxwell, John C. (2008). O Livro de Ouro da Liderança. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil.
Neves, Pedro & Lopes, Miguel Pereira (2013). Comportamento Organizacional no Século XXI. Lisboa: RH Editora.
Sainsaulieu, Renaud (2001). Sociologia da Empresa. Organização, cultura e desenvolvimento. Lisboa:Instituto Piaget