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Universidade Lusófona

Marketing dos Produtos e Destinos Turísticos

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

129 | 45

Código

ULHT225-7316

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Conceitos
O capítulo aborda os conceitos essenciais a desenvolver nesta unidade curricular: Produto Turístico e Destino Turístico, Marketing Turístico, Estudo de Mercado, Planeamento em Marketing, Estratégia de Marketing, Marketing Mix, Avaliação de Marketing.
II. O Posicionamento do Marketing no Turismo e o Papel das Organizações
III. O Comportamento dos Consumidores ¿ Quem? Quando? Porquê? O Quê? Onde? Que Métodos?
IV. Marketing e Estratégia Organizacional
V. Segmentação, Alvo e Posicionamento
VI. Planeamento em Marketing e Estratégias para o Turismo
VII. Turismo para as Cidades: o Processo do Marketing Urbano, a Marca das Cidades, a Promoção da Marca
VIII. Web-Marketing: Questões e Estratégias
IX. Questões Futuras em Marketing dos Produtos e Destinos Turísticos
X. Estudo de Caso

Objetivos

A unidade curricular em questão considera elementos próprios do marketing dos destinos e produtos turísticos, tomando em linha de conta os aspectos a montante e a jusante da actividade. Significando uma especialização do marketing em direcção a aspectos específicos que a unidade curricular aborda, esta enquadra a aprendizagem dos alunos na valorização dos destinos turísticos, através do marketing. Pretende-se particularmente sensibilizar para a especificidade do marketing turístico, o seu significado na sociedade atual e para a aplicação dos conceitos, métodos e procedimentos às áreas de destino. A abordagem, por via do nível de ensino, é predominantemente teórico-prática, com apelo à leitura crítica de bibliografia essencial e à elaboração e debate de exercícios, no sentido de estimular o trabalho de investigação científica e integração nas linhas de investigação próprias do Centro de Pesquisa e Estudos Sociais (CPES).

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Compreender os conceitos do marketing e aplicação aos produtos e destinos turísticos. Deter ferramentas conducentes à realização de um projecto de marketing e comunicação para destinos turísticos.

Metodologias de ensino e avaliação

Realização de um trabalho teórico-prático que vale os 100% com nota mínima de 9.5 valores.

Bibliografia principal

1
ASHWORTH, G. e VOOGD, H. (1994), ¿Marketing of Tourism Places: What are we doing?¿, Global Tourist Behavior,
Ed. Uysal. International Business Press, Nova Iorque, 5-19
2
BRIGGS, Susan (2001), Successful Web Marketing for the Tourism and Leisure Sectors, Kogan Page Limited,
Londres [Biblioteca Victor de Sá: T/212-BC]
3
KASTENHOLZ, Elisa (2002), O papel da imagem do destino no comportamento do turista e implicações em termos de
marketing: o caso do Norte de Portugal. Dissertação de Doutoramento, Universidade de Aveiro.
4
KASTENHOLZ, Elisa (2006), ¿O marketing de destinos turísticos - o seu significado e potencial, ilustrado para um
destino rural¿, Revista de Turismo e Desenvolvimento, volume 6, pp.31-44.
5
KOLB, Bonita M. (2006), Tourism Marketing for Cities and Towns. Using Branding and Events to Atract Tourists,
Elsevier, EUA [Biblioteca Victor de Sá: T/189-BC]