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Universidade Lusófona

Marketing Turístico

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

130 | 45

Código

ULHT225-4992

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O Marketing Turístico
1.1. Conceito de marketing
1.2. Marketing mix
1.3. Ambiente de marketing
1.4. Estratégia de marketing

2. A análise global da procura
2.1. Análise do mercado
2.2. Segmentação dos mercados

3. O comportamento individual do turista
3.1. Fatores externos, pessoais, psicossociológicos e psicológicos
3.2. Modelos de comportamento do consumidor

4. A estratégia do produto
4.1. Conceito e gestão do produto turístico
4.2. Desenvolvimento de novos produtos

5. A acessibilidade e a distribuição dos produtos turísticos
5.1. Gestão da acessibilidade
5.2. Estratégia de distribuição dos produtos turísticos

6. A estratégia de comunicação
6.1. Objetivos de comunicação
6.2. Imagem de marca
6.3. Publicidade nos media
6.4. Relações públicas
6.5. Promoção das vendas
6.6. Sponsoring

7. O planeamento estratégico de marketing
7.1. Conceito, vantagens e elementos
7.2. Dificuldades do planeamento de marketing no turismo
7.3. Plano de marketing turístico: da teoria à prática

Objetivos

1 Compreender o quadro conceptual do marketing turístico.
2 Conhecer as diferentes dimensões do sistema turístico e as especificidades do produto turístico e as suas implicações no marketing.
3 Elaborar instrumentos de marketing turístico adequados a diferentes realidades organizacionais/territoriais.
4- Analisar a importância do marketing para as empresas turísticas no atual contexto global.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Saber:
- Elaborar um plano de marketing turístico.
- Monitorizar e avaliar a aplicação de um plano de marketing turístico, tendo em consideração as dinâmicas do sistema turístico.
- Analisar criticamente os impactos do marketing turístico no desenvolvimento e posicionamento dos destinos turísticos.

Metodologias de ensino e avaliação

- Aulas teóricas com recurso aos métodos expositivo e interrogativo.
- Aulas práticas, privilegiando-se os métodos activos, com recurso a exercícios práticos, estudos de caso, análise e discussão de artigos científicos.
- Visitas de estudo, para observação in loco e contato com os diferentes atores do sistema turítico.
- Elaboração de um plano de marketing turístico para aplicação dos conteúdos apreendidos.
Avaliação:
- Prova escrita de avaliação: (60%)
- Trabalho prático (plano de marketing): (40%)

Bibliografia principal

Couto, J.; Faias, C. e Faias, C. (2009). Marketing turístico: conceitos e tendências. Ponta Delgada : Universidade dos Açores.
Frochot, I. and Batat, W. (2013). Marketing and designing the tourist experience. Woodeaton, Oxford : Goodfellow.
Kotler, P.; Bowen, J.T; Makens, J.C; Madariga, J.G. de e Zamora, J.F (2011). Marketing Turístico (5ªed.). Madrid:Pearson Educación, S.A.
Morrison, A.M. (2013).Marketing and Managing Tourism Destinations. London: Routledge.
WTO (2017). Handbook on Key Performance Indicators for Tourism Marketing. Evaluation. Madrid: WTO.
WTO(2008). Handbook on E-marketing for Tourism Destinations. Madrid:OMT.
WTO(2008). Recensement des methodes et techniques de marketing applicables a la promotion du tourisme.Madrid: WTO.
WTO (2007). Handbook on Tourism Market Segmentation ¿ Maximising Marketing Effectiveness. Madrid:2007