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Universidade Lusófona

Métodos Quantitativos

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

152 | 45

Código

ULHT225-4944

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Noções fundamentais
A informação e o conhecimento
A actividade de investigação
Escalas de medida qualitativa ou não métrica
Escalas de medida quantitativa ou métrica
Variáveis aleatórias

2. Estatística descritiva
Descrição paramétrica
Descrição gráfica
Séries numéricas
Séries classificadas

3. Conceito de probabilidade
Conceito de experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimento
Definição frequencista
Definição axiomática
Conceito de probabilidade condicionada

4. Distribuições de probabilidade
Função de probabilidade
Função de distribuição acumulada
Valor esperado e variância de probabilidade para variáveis discretas
Principais distribuições de probabilidade para variáveis discretas e contínuas

Objetivos

A presente unidade curricular tem como objetivos principais:
. Proporcionar aos discentes um conjunto de conhecimentos teórico-práticos, que lhes permitam determinar medidas caraterizadores dos estudos turísticos.
. Estruturar os dados a partir de diversas fontes de informação e representá-los graficamente.
. Construir relatórios adequados utilizando dados quantitativos e técnicas probabilísticas.
. Finalmente, saber interpretar taxas de variação e de crescimento ao longo dos períodos

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Com esta unidade curricular pretende-se fornecer aos alunos:
. Conhecimentos quantitativos que providenciem aptidões para se antecipar e adaptar às mudanças que caracterizam a actividade turística;
. Domínio dos instrumentos necessários para compreender e interpretar a realidade das actividades turísticas e o meio envolvente;
. A compreensão e o planeamento das atividades turísticas bem como a sua integração nos territórios onde se desenvolvem através do desenvolvimento de relatórios técnicos quantitativos como suporte de informação.
. Desenvolvimento das capacidades de aprendizagem através da interpretação de indicadores e de gráficos adequados;
. Desenvolvimento do raciocínio lógico como oportunidade para a formulação de problemas e tomada de decisões;
. Domínio das ferramentas básicas de análise e tratamento de dados;
. Capacidade para a utilização da informação como vantagem competitiva.

Metodologias de ensino e avaliação

Os objectivos anteriormente definidos são operacionalizados através de aprendizagem teórica e prática. Desta forma, as aulas dividir-se-ão entre aulas mais expositivas por parte do docente e aulas mais práticas de construção, análise e discussão de casos concretos. Nestas os alunos serão estimulados a procurar bibliografia e documentos que possam ter interesse para os temas definidos.
A avaliação será contínua recorrendo-se a várias metodologias: apresentação oral e escrita de casos com subsequente discussão. Haverá ainda um momento individual que corresponderá à construção de um relatório sobre um caso prático
São adoptados os seguintes elementos de avaliação e ponderações:
Elemento de Avaliação Ponderação na nota:
Assiduidade/Participação nas aulas5%
Trabalho de Grupo40%
Caso Prático55%
Só será aprovado quem obtiver mais de 10 valores em mais de 75% de presença nas aulas. Quem reprovar, pode realizar uma prova de exame final de época normal e ainda a um exame de recurso.

Bibliografia principal

Heumann, Christian; ¿Schomaker, ¿ Michael (2017). Introduction to Statistics and Data Analysis: With Exercises, Solutions and applications in R. Switzerland: Spinger.
Nadar, E. Narayanan (2015), Statistics, Eastern Economy Edition Delhi.
Joaquim, Vitor (2015). Estatística descritiva: instrumento de decisão. Portugal: Chambel Multimedia.
Prado, Pedro (2016). Probabilidade, inferência estatística e testes. Brasil: SENAI-SP.
Sarmento, Eduardo Moraes (2003). Estatística Descritiva Portugal: Ed. IPAM.
o. Portugal.
Sarmento, Eduardo Moraes (2003), Estística Descritiva, Ed, IPAM.