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Universidade Lusófona

Património Cultural e Turismo

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

84 | 30

Código

ULHT225-13752

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Património Cultural e Turismo
- conceitos;
- património cultural e identidade;
- teoria e história;
- tutelas e legislação.
2. Categorias e Tipologias Patrimoniais
- Natural;
- Cultural:
- Material
- imóvel: religioso, militar, civil, arqueológico;
- móvel: artes decorativas.
- Imaterial: danças, cantares, festividades, rituais, gastronomia.
3. Museus, centros de interpretação e turismo
4. Património cultural e (novos) roteiros turísticos

Objetivos

1. Fornecer ao estudante os instrumentos fundamentais da mais variada índole para que atribua ao património cultural o seu real valor científico e identitário,passível de utilização turística;
2. Dotar os discentes dos instrumentos e recursos essenciais ao apuramento de diferentes competências específicas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1. Obter uma perspectiva alargada de Património cultural, sua relação com diferentes processos identitários e factor de desenvolvimento turístico, pela singularidade proporcionada;
2. Desenvolver capacidade crítica, motivadora de dinamismos e de criatividade, susceptíveis de aproveitar as potencialidades do(s) património(s);
3. Interligar conteúdos programáticos de outras unidades curriculares, como Arte e Turismo, Geografia e Turismo,
Introdução ao Pensamento Contemporâneo, Sociologia e Antropologia do Turismo, Turismo Sustentável e Turismo e Território;
4. Aplicar os conhecimentos adquiridos ao escrutínio de casos de estudo.

Metodologias de ensino e avaliação

1. Aulas interactivas, com recurso a elementos multimédia, mormente ppt, motivando a reflexão e a discussão oral, conjunta, sobre conceitos e elementos processuais fundamentais. A aprendizagem será acompanhada de trabalhos escritos individuais sobre temas dos conteúdos programáticos e respectiva apresentação e discussão oral, em contexto de sala de aula e de visitas de estudo especialmente organizadas para o efeito, incentivando-se, de igual modo, a participação em reuniões científicas dentro e fora da Universidade, relacionadas com os mesmos conteúdos programáticos.
2. A avaliação é contínua, resultante da presença individual do estudante na sala de aula e respectivo envolvimento na análise de conteúdos programáticos, materializado em discussões orais, seleccionadas, dirigidas e espontâneas, trabalho escrito de grupo (50%), e realização de um teste no final (50%).

Bibliografia principal

- CHOAY, F., L´allégorie du patrimoine, Paris, Seuil, 1992. (existe tradução portuguesa).
- GAMBOA, Teresa (coord.), Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, IPPAR, Lisboa, 1993, 3 volumes (por distritos).
- GUILLAUME, M., A política do património, Porto, Campo das Letras, 2003.
- MCKERCHER, B. & CROS, H. du, Cultural tourism : the partnersip between tourism and cultural heritage management, London, Routledge, 2002.
- PEREIRA, Paulo, Portugal - Património Mundial, Edição de Premium CIL, Lisboa, 2008.
- SMITH, M. K., Issues in cultural tourism studies, London, Routledge, 2009.
- TIMOTHY, D. J., Cultural heritage and tourism: an introduction (aspects of tourism texts), London, Channel View Publications, 2011.
- Turismo em Portugal. Passado. Presente. Que Futuro?, Fundação António Quadros, Lisboa, 2012.
- Handbook tourism and recent heritage: disponível no sítio http://evolving-heritage.net/http://evolving- heritage.net/wpcontent/