Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Planeamento e Desenvolvimento do Turismo

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

127 | 45

Código

ULHT225-7314

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

- Conceitos e definições em desenvolvimento do turismo
- Importância e dificuldades no planeamento turístico
- Objectivos e vantagens do desenvolvimento turístico planeado
- Características do planeamento turístico
- Metas e objectivos do planeamento do desenvolvimento turístico
- Dificuldades no planeamento turístico
- Limites ao desenvolvimento do turismo
- O planeamento e o ordenamento territorial do turismo
- O planeamento socioeconómico em Portugal e o desenvolvimento do turismo
- O planeamento do desenvolvimento turístico e a União Europeia
- O planeamento do desenvolvimento turístico em Portugal
- Processo de elaboração do plano
- Estudo da envolvente e diagnóstico da situação
- Determinação dos objectivos e metas
- Formulação de políticas e estratégia
- Financiamento da execução do plano
- Execução e implementação
- Monitorização, acompanhamento, controlo e revisão
- Estudo de casos

Objetivos

- Concepções e conteúdos de planeamento estratégico e desenvolvimento.
Instrumentos de planeamento normativos e tipos de planos aplicados no turismo.
- Técnicas de análise territorial aplicadas no planeamento turístico do território.
- Estratégias de desenvolvimento turístico e sua integração no processo de planeamento.
- Relação do desenvolvimento turístico com o desenvolvimento económico num quadro de sustentabilidade e de territorialização do turismo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Elaborar concepções e conteúdos de planeamento estratégico e desenvolvimento.
- Desenvolver estratégias de desenvolvimento turístico e sua integração no processo de planeamento.
- Relacionar o desenvolvimento turístico com o desenvolvimento económico num quadro de sustentabilidade e de territorialização do turismo.
- Apresentar e analisar casos práticos de planos de desenvolvimento turístico.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas presenciais apoiadas por textos e tutoria.
Avaliação com base em exercícios individuais e trabalho de grupo.
Avaliação contínua igual ou superior 10 valores (média ponderada entre exercícios individuais e trabalho de grupo final)

Exercícios individuais
50%
igual ou superior 10 valores média

Trabalho de grupo
50%
igual ou superior 10 valores

Exame final
igual ou superior 10 valores

Bibliografia principal

EVANS, N.; CAMPBELI, D. & STONEHOUSE, G. (2003), Strategic Management for Travel and Tourism, Oxford, Butterworth Heinemann [T/59-BC]
GUNN, C. A, (1979), Tourism Planning. New York, Crane Russak [T/208-BC]
MASON, P. (2009), Tourism: Impacts, Planning and Management. Amsterdam; Boston; Heidelberg, London, Elsever [T/89.BC]
SETHI, P. (1999), Tourism Planning and Development, Delhi, Rajat Publications [T/219-BC]
TRIBE, J. (2010), Strategy for Tourism, London, Goodfellow Publishers Ltd. [T/256-BC]