Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Planeamento e Organização de Eventos

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

104 | 45

Código

ULHT225-6317

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O quadro conceptual:
1.1. Eventos: conceito, evolução e tipologias
1.2. Turismo e Eventos: uma relação simbiótica
1.3. Da perspetiva global às realidades territoriais
1.4. O caso particular dos eventos desportivos e dos eventos musicais
1.5. Turismo de eventos vs outros produtos turísticos
2. Da teoria à prática:
2.1. O perfil da oferta e da procura
2.1. A estratégia
2.2. O planeamento e a organização
2.2. A dimensão humana
3.A prática:
3.1. A operacionalização
3.2 A monitorização e a avaliação
3.3. A análise dos resultados e a atitude prospetiva

Objetivos

- Compreender a produtização turística dos eventos, numa lógica de complementaridade com outros produtos, e num contexto de desenvolvimento turístico sustentável.
- Analisar diacronicamente o Turismo de Eventos, em diferentes escalas e geografias.
- Prospetivar, a partir da(s) realidade(s) presente(s) o desempenho do Turismo de Eventos a nível nacional e internacional.
- Organizar e gerir eventos em diferentes contextos territoriais e organizacionais, tendo em consideração o perfil da procura, da oferta similar e os recursos.
- Monitorizar e avaliar eventos na sua relação com a estratégia territorial e/ou organizacional numa lógica de eficiência e de melhoria contínua.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Saber:
- definir eventos coerentes com a estratégia de desenvolvimento dos territórios/organizações;
- planear e organizar eventos, nas diferentes dimensões (logística, financeira, humana) de diferentes tipologias tendo em consideração o contexto e os recursos disponíveis
- monitorizar e avaliar eventos numa lógica de eficiência e melhoria contínua.
- adequar a oferta de eventos à dinâmica da procura e da concorrência a partir de análises prospetivas.

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino:
- Aulas teóricas com recurso aos métodos expositivo e interrogativo.
- Aulas práticas, privilegiando-se os métodos activos, com recurso a exercícios práticos, estudos de caso, análise e discussão de artigos científicos.
- Visitas de estudo, para observação in loco e contato com os diferentes atores do sistema turítico.
- Organização de um evento para aplicação dos conteúdos apreendidos.
Avaliação:
- Prova escrita de avaliação: (60%)
- Trabalho prático (plano do evento): (40%)

Bibliografia principal

Genadinik, A. (2015). Event Planning: Management & Marketing For Successful Events: Become an event planning pro & create a successful event. United States: reatespace Independent Publishing Platform.
Mallen C. and Adams, L.J. (2013). Gestão de Eventos Esportivos, Recreativos e Turísticos ¿ dimensões teóricas e práticas. Barueri: Manole.
Dwyer, L. and Eugenia Wickens, E (ed) (2014). Event tourism and cultural tourism : issues and debates. London: Routledge.
Getz, D. (2005). Event management & event tourism. New York: Cognizant Communication Corp..
Isidoro, A.; Simões, M.; Saldanha, S. e Caetano, J. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Lisboa: Edições Sílabo
Vieira, J. M. (2015). Eventos e Turismo. Planeamento e Organização. Lisboa: Edições Sílabo
Watt, D. C. (2007). Gestão de eventos em lazer e turismo. Porto Alegre: Bookman.
WTO (2017). Maximizing the Benefits of Mega Events for Tourism Development ¿
Cases from the Olympics, FIFA World Cup and Expo. Madrid: WTO