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Universidade Lusófona

Produtos Turísticos

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

126 | 45

Código

ULHT225-7312

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Produtos Turísticos versus Outros Produtos
1. Conceitos, definições e especificidades
2. Modelos básicos de produtos turísticos

II. Cadeia de Produtos Turísticos
1. Componentes estruturantes e interacções
2. Dinâmicas, actores e estratégias
3. Tipologias

III. Procura Turística
1. Modelos de comportamento do consumidor
2. Processo de decisão em turismo: motivadores e determinantes
3. Principais tendências de consumo em turismo e tipologias comportamentais
4. Segmentação
5. Procura turística e mercados

IV. Planeamento, Desenvolvimento e Inovação de Produtos Turísticos
1. Envolvente e atractividade do destino turístico
2. Oferta turística, serviços e sistemas de inovação
3. Tendências pesadas dos mercados internacionais versus oportunidades estratégicas para os produtos turísticos
4. Benchmarking como ferramenta-chave no planeamento de produtos turísticos
5. Processo de desenvolvimento de produtos turísticos

V. Estudo de Casos de Produtos Turísticos

Objetivos

Contribuir para a compreensão, o desenvolvimento de ideias, conceitos e atitudes, do ponto de vista técnico-científico, do estudante em relação a Produtos Turísticos.
Fornecer mecanismos de gestão que permitam, através da aposta na inovação, contribuir para uma prestação de serviços turísticos de qualidade.
Produzir um amplo conjunto de conhecimentos que permitam a aquisição de competências específicas para a conceção, desenvolvimento, promoção e comercialização de produtos turísticos.
Dotar os estudantes de um perfil que se caracterize por articular interesses pessoais, do grupo e da organização de trabalho, em defesa da ética e da responsabilidade, reflectindo a qualidade e a evolução dos produtos turísticos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Esta UC pretende qualificar para actuar no mercado de trabalho e contribuir determinantemente para um equilíbrio da gestão de agências de viagens, prevalecendo o respeito pelos produtores, operadores e consumidores tendo em conta a qualidade de serviço de todos os intervenientes do turismo. Com efeito, definiram-se competências instrumentais, cuja aquisição por parte do estudante fornecerá os respectivos créditos.
Domínio técnico e científico de construção, organização e gestão de produtos e serviços turísticos.
Liderança e empreendedorismo.
Criatividade e inovação.
Capacidade de articulação e negociação.
Trabalho em equipa.

Metodologias de ensino e avaliação

Método expositivo intercalado por períodos de perguntas e respostas, em sala;
Brainstorming para arranque e acompanhamento dos trabalhos de grupo até à sua conclusão;
Exercícios em grupo ou individualmente;
Análise e discussão de artigos e de estudos de caso;
Períodos de tutória presencial ou à distância;
Conferências
Período de trabalho autónomo.

Elementos de Avaliação %
Regularidade (participação, rigor, compromisso, cumprimento, interesse, dedicação e atitude) 10%
Apresentações e Defesas de temas (individual) 25%
Relatório crítico da participação (passiva) em conferência (grupo) 30%
Provas de conhecimentos (individual) 35%

Bibliografia principal

Abranja, N., Carneiro, I., Coelhoso, F. e Marques, A. (2010). Turismo Acessível: Estudos e Experiências. Instituto Superior de Ciências Educativas. Mangualde: Edições Pedago.
Balanzá I. M. (2004). Diseño e Comercialización de Produtos Turisticos Locales y Regionales. Madrid: Thomson Paraninfo.
Balanzá, Isabel e Nadal, Mónica (2003). Marketing e Comercialização de Produtos Turísticos. Thomson.
Valls, Josep-Francesc (2006). Gestão Integral de Destinos Turísticos Sustentáveis. Rio de Janeiro: Editora FGV.
Cooper, Chris (2007). Turismo: Princípios e Práticas. Brasília: Bookman.