Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Tecnologias Digitais Aplicadas ao Turismo

Disciplina do Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

104 | 45

Código

ULHT225-13750

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Apresentações: (5 semanas)
Programa e apresentação de conteúdos e avaliações.
Como apresentar e o fascinante mundo das TI/SI que muito promovem as atividades do Turismo.
Apresentações usando ferramentas atuais: PPT - PREZI - Vídeos, fotografias, APPs, Sites, outros.
Avaliação com Júri.

Folha de cálculo (5 semanas)
Endereços Relativos e Absolutos
Formatação de Células
Fórmulas e Funções
Filtros, Ordenações e Agregações
Manipulação de Folhas
Formatação de Gráficos

Tecnologias e Sistemas de Informação no Turismo (5 semanas)
A Internet e a World Wide Web -
impacto no SI;Negócios Digitais - Tendências da tecnologia com aplicação ao turismo; GDS, PMS, EIS, ERP, CRM, OUTROS
A Internet e a World Wide Web - impacto no SI;Negócios Digitais - Tendências da tecnologia com aplicação ao turismo; GDS, PMS, EIS, ERP, CRM, OUTROS

VISITAS DE ESTUDO

Objetivos

O objectivo desta U.C. é o de levar à aquisição de conhecimento sobre a importância e o uso de tecnologias e aplicações informáticas de suporte à empresa, com foco na organização turística e o conhecimento com ferramentas / aplicações da Internet e de empresas fornecedoras de SW específico para empresas de qualquer sector e da Indútria do Turismo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Ao concluir a unidade curricular o discente deve ter adquirido as seguintes competências:
Compreender os conceitos de aplicações e formas de apresentação;
Saber aplicar, em casos concretos, as novas aplicações disponíveis e sem custos que promovem as empresas de Turismo;
Dominar a resolução de problemas concretos com aplicação das ferramentas das tecnologias de informação e comunicação nomeadamente as folhas de cálculo.
Enteder as novas direções e até que ponto as novas Tecnologias influênciam os negócios no Turismo;
Conhecer as principais aplicações e Sistemas de Informação das empresas de Turismo.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino baseia-se no estudo de casos práticos de aplicação ao mundo real. Os alunos terão de desenvolver trabalho de investigação, em 2 momentos distintos ao longo do semestre:
um primeiro, em grupo que culmina com a entrega, apresentação e avaliação de um trabalho (40%);
um segundo, individual ou em grupo que pode ser ou não apresentado (60%).

40% para o trabalho inicial em grupo ou individual + 60% para o trabalho individual.

Poderá haver uma variação de + ou - 2 valores na avaliação final, pela evolução, participação, apoio ou outro mérito.

Bibliografia principal

Laudon, Kenneth C., Laudon, Jane (2017). Management Information Systems: Managing the Digital Firm 15th Edition Boston ; Amsterdam ; London ; Paris : Pearson Education.
Jane P. Laudon, Kenneth C. Laudon (2014). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 13th Edition, New York University, Azimuth Information Systems ©2014|Pearson.
Information and Communication Technologies in Tourism (2011, January). Proceedings of the International Conference in Innsbruck, Austria, January 26-28, 2011.
Carvalho, Maria Adelaide (2007). Exercícios Resolvidos com Excel para Economia & Gestão - 2ª Ed. Act. e Aum. FCA, Lisboa. ISBN 978-972-722-605-4.

Outra bibliografia indicada pelo Professor e relacionada com estudo de casos no Turismo (disponíveis no Moodle).
Documentação fornecida pelo GDS Amadeus.