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Universidade Lusófona

Turismo e Território

Curso

Turismo

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

126 | 45

Código

ULHT225-13754

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

As características geográficas do território (biofísicas e humanas) e das suas acessibilidades e sua relação com o turismo. O território e o turismo internacional.
A caracterização do território como recurso e mais-valia em Portugal, no contexto europeu.
O ordenamento turístico na actualidade, a nível global e na óptica da União Europeia. As grandes condicionantes geográficas, físicas e sociais.
As políticas europeias de ambiente, de ordenamento do território e transportes. Aplicação ao caso português.
Os vários instrumentos de planeamento e gestão do território.
Análise detalhada dos condicionamentos ao uso do solo.
A estrutura nacional do turismo e do lazer. A vocação das regiões e dos lugares.
A empresa turística e a sua intervenção local e regional.
A sustentabilidade do projecto. As vertentes ambiental, económica e social. A valorização do território pelo projecto turístico.
Características dos vários espaços e equipamentos do turismo e do lazer.

Objetivos

Proporcionar a compreensão da realidade em que o turismo se desenvolve;
Garantir a inserção profissional e a mobilidade geográfica;
Garantir a capacidade para desenvolver ideias, conceitos e atitudes, do ponto de vista científico e cultural, abertura à inovação e mudança norteadas por preocupações de qualidade na prestação de serviços de turismo;
Propiciar um conjunto de conhecimentos de âmbito alargado e a aquisição de competências específicas para a concepção e execução das tarefas características da actividade turística;
Formar profissionais com elevada qualidade técnica e científica nas diversas áreas disciplinares que lhe permitam responder de forma criativa às exigências da actividade.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Compreender o turismo, as suas características e a sua inserção na economia, na sociedade, no ambiente e na cultura;
Promoção de competências em termos de integração profissional em organizações turísticas através de um sólido conhecimento das suas interdependências funcionais;
Compreender a concepção e planeamento das actividades turísticas bem como a sua integração nos territórios em que se desenvolvem;
Análise e avaliação bem como a utilização dos sistemas tecnológicos e TIC utilizadas nas organizações turísticas;
Compreender e interpretar a realidade das actividades turísticas e o seu meio envolvente.
No caso concreto desta unidade curricular, pretende-se de forma mais específica:
Dar uma formação aos alunos que lhes permita desenvolver a capacidade para a análise dos vários aspectos relacionados com a viabilização dos espaços e empreendimentos turísticos no que se prende com: a sua implementação no território e articulação com a envolvente.

Metodologias de ensino e avaliação

Os objectivos anteriores são operacionalizados através de aprendizagem teórica e prática, mais concretamente, a unidade curricular será lecionada através de aulas teóricas (modelos de planeamento, situação do turismo na U.E., disposição dos conteúdos dos instrumentos de gestão territorial, da legislação abordando o tema turismo e ambiente, e de temas técnicos sobre a estruturação de espaços especificamente turísticos), com uma intensa integração de leituras presenciais e exercícios (recensões críticas). Estas aulas são acompanhadas da apresentação de estudos de caso sobre as grandes ocupações turísticas no território português e, ainda, pela análise de boas práticas para a composição e desenho de espaços turísticos.

A avaliação é composta pelo seguinte:
¿ Exercícios individuais (recensões críticas) ¿ 50%
¿ Trabalho de grupo ¿ 50%

Bibliografia principal

BRAMWELL, B. (ed.) (2004), Coastal Mass Tourism, diversification and sustainable development in Southern Europe. Sydney, Ed. Bill Bramwell, Channel View Publications [T/252-BC]
2
HAYLLAR, B.; GRIFFIN, T. & EDWARDS, D. (eds.) (2008), City Spaces ¿ Tourist Places: Urban Tourism Precints. Amsterdam; Boston; Heidelberg, London, Elsevier [T/190-BC]
3
KASTENHOLZ, E. (coord.) (2014), Reinventar o turismo rural em Portugal, Aveiro, UA Editora [T/277-BC]
4
MANGORRINHA, J. (2012), O que é uma cidade termal?, edição de autor [UR/396-BC]
5
VIEIRA, J. M. (2005), Planeamento e ordenamento territorial do turismo: uma perspectiva estratégica, Lisboa, Instituto Superior Técnico [DM-T/1-BC]