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Docente
André Nuno Carita Pires De Carvalho

André Nuno Carita Pires De Carvalho
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Resume

Nasceu no Porto em 1984. Doutorado em Belas Artes (especialidade videojogos) pela Universidad Politécnica de Valencia (UPV), Espanha, desde 2012, onde em 2010 obteve o Diploma de Estudios Avanzados (DEA) e em 2009 o Título de Especialista Universitário. Em 2006 licenciou-se em Tecnologias da Comunicação Multimédia no Instituto Superior da Maia onde também foi professor. Colaborou nas revistas de videojogos Mega Score e Hype! e GameCultura (Brasil) e foi coordenador, formador e membro da Comissão Científica da 1ª edição do Curso de Especialização Game Design: Pensar o Jogo na Alquimia da Cor (Porto). Investigador na área dos videojogos desde 2002, é, atualmente, Professor Auxiliar de várias unidades curriculares na área do Game Design, Argumento e Narrativas Interativas, História dos Videojogos e Crítica e Análise de Videojogos da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto tendo também já lecionado unidades curriculares na área da Comunicação, Cultura Visual e Semiótica nas Licenciaturas de Design de Comunicação e Comunicação Aplicada na mesma universidade. Anteriormente, lecionava em vários cursos e instituições tais como Aplicações Multimédia e Videojogos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa e no Curso Superior Técnico Profissional da Escola Superior de Artes Media e Design do Instituto Politécnico do Porto. Está, atualmente, envolvido na orientação e planificação de diversos videojogos a serem produzidos no âmbito académico em Portugal.

Graus

  • Licenciatura
    Tecnologias da Comunicação e Multimédia
  • Doutoramento
    Belas-Artes (especialidade videojogos)
  • DEA
    Belas Artes
  • Curso de Especialização Tecnológica
    Ubisoft Game Creators' Odyssey - Act I: Rational Game Design

Publicações

Artigo em revista (magazine)

  • 2009-07-08, Secção Mesa-Redonda, Smash!
  • 2008-11-05, Da experiência de jogo à literacia, GameCultura
  • 2008-04-08, A complexa caveira de Gears of War, Hype!
  • 2008-03-08, Paidia q.b., Hype!
  • 2008-03-08, Cineplay, cinegamers, Hype!
  • 2008-02-08, A dualidade dos gráficos, Hype!
  • 2007-12-08, Os heróis que completamos, Hype!
  • 2007-11-08, Apelo à nossa veia exploradora, Hype!
  • 2007-10-10, Leituras de jogo, Hype!
  • 2007-10-10, Cinegames / Cinegamers: Play, watch and play again..., Vinte e um por vinte e um - Cinema no Porto: O Estado da Arte
  • 2007-09-12, Emoção em pixels, GameCultura
  • 2007-09-10, Push start button, Hype!
  • 2007-07-01, Vestígios do real em código binário, GameCultura
  • 2007-05-28, Nostalgia: uma multiplicidade de valores, GameCultura
  • 2007-04-08, Realidades wiirtuais, Mega Score
  • 2007-03-08, O game designer que há em nós, Mega Score
  • 2007-02-19, Videojogos, Semiótica e Arte, GameCultura
  • 2007-02-08, Do pixelizado ao realismo, Mega Score
  • 2007-01-10, Os jogadores tornaram os jogos mais inteligentes, Mega Score
  • 2006-12-05, Jogabilidades e jogabilidade, Mega Score
  • 2006-12-05, Bot: a simulação de um adversário real, GameCultura
  • 2006-11-22, Double-click: uma viagem temporal, GameCultura
  • 2006-11-08, O ponto de partida para uma constante descoberta, Mega Score
  • 2006-10-08, Um click pela História, Mega Score

Artigo em revista

  • 2022-12-15, Trash games: o importante poder obscuro da comunicação e dos videojogos., Comunicação Pública. Dossiê temático - Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia
  • 2015, Persuasive Games: Persuasão Como Abertura ao Pensamento Crítico, Revista de Arte, Ciência e Comunicação
  • 2014, Jogar e pensar videojogos: obras abertas à comunicação, Revista Comunicando: Os Novos Caminhos da Comunicação - Os Desafios da Investigação em Ciências da Comunicação: Debates e Perspectivas de Futuro
  • 2012, Videojogos e arte: uma importante permeabilidade, DEFORMA

Livro

  • 2023, A Fotografia nos Videojogos: Um ensaio fotográfico ao The Last of Us Part II, Carita, André, Lisbon Press
  • 2015, Pensar Videojogos: Design, Arte e Comunicação, 1, Carita, André, Edições Universitárias Lusófonas

Artigo em jornal

  • 2007-05-04, Vício ou diversão?, Jornal Metro

Manual

  • 2019, Pensamento crítico e escrita criativa
  • 2019, Directrizes gerais de análise de videojogos
  • 2019, Crítica de Videojogos
  • 2016, Tipos de personagens nos videojogos
  • 2016, Ficção: Tipos e Técnicas
  • 2016, A progressão da história: estrutura dos três-actos
  • 2015, Personagem
  • 2015, Elementos para a criação de uma boa história
  • 2014, Game Design & Game Writing Tips
  • 2013, Videojogos: sistemas emergentes
  • 2013, The One-Sheet Document
  • 2013, The High-Level Design Document
  • 2013, Texto e imagem
  • 2013, Storytelling, Game Writters & Game Design
  • 2013, Signo e significação
  • 2013, Significantes plásticos: composição I e II
  • 2013, Narrativas que jogamos (Estruturas Narrativas)
  • 2013, Linguagem scripto-visual
  • 2013, Intertextualidade
  • 2013, Histórias que criamos
  • 2013, Cor e seus significados
  • 2013, Categorias dos signos
  • 2012, Planificação e Documentação e Videojogos
  • 2012, História dos Jogos e Interfaces: Década de 90
  • 2012, História dos Jogos e Interfaces: Década de 80
  • 2012, História dos Jogos e Interfaces: Década de 70
  • 2012, História dos Jogos e Interfaces: Década de 40-60
  • 2012, História dos Jogos e Interfaces: Anos 2000
  • 2012, Abordagem Histórica dos Videojogos

Artigo em conferência

  • Videojogos e pintura: um jogo de correlações, Videojogos 2013: Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos
  • Photography in Video Games: The Artistic Potential of Virtual Worlds, xCoAx2013:
  • 2023, The Impact of Perceived Challenge on Narrative Immersion in RPG Video Games: A Preliminary Study, International Conference on Game and Entertainment Technologies 2023

Arte visual

  • Homenagem a Herberto Helder

Outra produção

  • 2020, re_PAIR, The two sons of a Level Designer accidentally erased the level their dad had drawn on a whiteboard. Now, they have to recreate it and play it before their father comes back! re_PAIR, videojogo 2D de puzzles desenvolvido e publicado em colaboração para a Global Game Jam 2020. Função: game designer.
  • 2012, Poproids: Suicide Mission!, Poproids: Suicide Mission!, videojogo de acção/arcade desenvolvido para iPod Touch, iPhone e iPad. Função: game designer, ilustrador e game tester.

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